PETROLINENSE RECLAMA DA QUEIMA DA PALHA DA CANA

Bom dia,

Pesquisando sobre o assunto, fui informado que a AGROVALE possui licença ambiental para realizar queima controlada. Contudo, também me foi informado que boa parte das condicionantes não estão sendo cumpridas, como por exemplo a mecanização da colheita que deveria ser em torno de 70%.

Com isso a queimada da cana prejudica principalmente os municípios de Juazeiro e Petrolina com os resíduos da cana de açúcar que suja toda a cidade, principalmente as residências afetando diretamente a população, seja por necessidade de um consumo adicional de água para a realização de limpeza, seja no risco oriundo de doenças respiratórias, etc.. O referido fato pode ser comprovado por consulta a população. Outro problema é que estes resíduos são transportados a distâncias superiores a 200 km poluindo uma enorme região, chegando a alcançar municípios de Sobradinho e Sento Sé, por exemplo.

Gostaria se saber o que tem sido feitos pelos orgãos de controle como INEMA ou MPF ou prefeituras no âmbito da solução deste problema. Anexo algumas fotos tiradas nos bairros Padre Cícero, Vila Marcela e Loteamento Recife.  

"Mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de sempre mais aprender. Mais do que poder necessitamos de sabedoria, pois só esta manterá o poder em seu caráter instrumental, fazendo-o meio de potenciação da vida e de salvaguarda do planeta". (Leonardo Boff)

Atenciosamente, 

Marcelo Silva Peixoto - Engenheiro Civil
 
PS: O Blog enviou cópia da reclamação à empresa Agrovale e aguarda uma resposta.