Foi dada a largada para os Jogos Escolares da Juventude 2017, nesta terça-feira (12), com a cerimônia de abertura no ginásio do Circulo Militar, em Curitiba (PR). A delegação da Bahia já chegou à capital do Paraná, com 62 atletas, sendo 10 do município de Juazeiro, que vão competir nas modalidades atletismo e xadrez.
A maior competição escolar do Brasil que é celeiro de talentos para o esporte nacional inicia mais uma edição para jovens atletas de 12 a 14 anos. As escolas da Rede Municipal de Ensino estão representadas por seis campeões do Atletismo, Aisha Caline da Silva (Peso/Disco), Janaina Souza (Dardo), Thiago de Lima (Disco), da Escola Dinorah Albernaz, Bruna do Nascimento (Dardo), da Escola Graciosa Xavier Ramos, Kauã de Menezes (Peso) e o campeão do Xadrez, Carlos Danilo Souza, da Iracy Nunes.
Os alunos do Colégio da Policia Militar (COM), Rayan Kariri e Luiz Philipe, vão competir no lançamento de disco e arremesso de peso, respectivamente. Pela Rede Privada Guilherme dos Santos (Colégio Geo) irá disputar os 75 metros e Clara Duarte (Colégio Objetivo), Xadrez. Os professores de Educação Física Osvaldo Wagner e Ubiratan Cunha, das Escolas Municipais Iracy Nunes, Humberto Cardoso, do Colégio Geo estão acompanhando a delegação de Juazeiro.
“A nossa meta é continuar incentivando os nossos atletas na prática do esporte, valorizar os profissionais de Educação Física, que têm uma função primordial na inserção dos jovens no esporte e devem ter todas as condições para educar seus alunos. O esporte como ferramenta de transformação social é o principal pilar dos Jogos Escolares. Estamos felizes com a participação dos nossos 10 atletas, Juazeiro está bem representado”, declarou a secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves.
Nesta primeira etapa, os 62 atletas da Bahia vão competir nas modalidades individuais de atletismo, judô, natação, luta olímpica, xadrez, vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica e badminton. A maioria dos jovens vem de 20 escolas públicas situadas na capital e nos municípios de Juazeiro, Jaguarari, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Ituberá, Conceição do Coité, Jequié, Canavieiras, Eunápolis, Camaçari, Itacaré/Taboquinhas). Jovens de todo o Brasil vão disputar medalhas no atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. No domingo, dia 17, terão início as modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei.
Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
0 comentários