Trabalhadores rurais participam de Curso Regional de Formação para Terceira Idade em Juazeiro-BA

O olhar curioso e atento da agricultura Jovita Pereira não disfarçou a satisfação de estar participando, pela segunda vez, do Curso Regional de Formação e Capacitação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Terceira Idade. A abertura do evento foi realizada na tarde desta sexta-feira (01), no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro-BA (STRJ).

O encontro contou com a participação de trabalhadores e trabalhadoras rurais e dirigentes sindicais do território do Sertão do São Francisco. A diretora da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Josefa Rita da Silva, esteve presente no evento e destacou a importância da participação dos idosos da região no curso de formação.

“Queremos mostrar para a sociedade que somos mais de 70% de agricultores da terceira idade, acima de 65 anos, que continua na roça, produzindo e botando alimentação nas mesas de todo o país. Cadê o respeito aos valores que temos?  Por isso, é importante que a gente fique atento aos nossos direitos ”, desabafou Josefa.

O Secretário da Terceira Idade da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA), José Íldon, também esteve presente no curso e destacou: “ A terceira idade, em nosso país, é quem dá sustentabilidade ao movimento sindical por isso, é importante a realização de iniciativas como essas, que partem de uma diretoria preparada, competente, forte e de luta”, disse.

O vereador Agnaldo Meira (PC do B) participou da organização do curso de formação e destacou os principais desafios enfrentados pelos idosos na atualidade. “ A terceira idade contribuiu muito para a construção do nosso país. Para vocês terem uma ideia, em 70% das cidades do Brasil, a receita da previdência, em especial dos rurais, é maior do que a receita dos municípios, que chamam de Fundo de Participação dos Municípios. Temos que lutar pela manutenção e garantia dos direitos dos idosos”, afirmou a Voz dos Trabalhadores.

Ainda durante o evento a FETAG foi parabenizada pelos 54 anos de luta e resistência. A estimativa é que cerca de 500 idosos participem do Curso Regional de Formação e Capacitação de Trabalhadores da Terceira Idade, que seguirá até amanhã (02), no Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (SINSERP). Na programação estão previstas apresentações culturais, palestras e atividades lúdicas.

Também estiveram presentes no evento, Anfrísio Moura, diretor da FETAG-PI e Emerson José da Silva (Mitú), representando os STRs – Regional Norte da Bahia. O curso de Formação de Trabalhadores da Terceira Idade consiste em uma parceria entre o STRJ, a FETAG-BA, a CONTAG, o SENAR e a CTB. 

Ascom