Em nota enviada a este Blog na madrugada desta sexta-feira (01), a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informa novo óbito durante parto no plantão desta quinta-feira (31), na Maternidade Municipal. Confira a nota da SSAU:
NOTA DE PESAR: MATERNIDADE MUNICIPAL DE JUAZEIRO
A Direção da Maternidade Municipal de Juazeiro baseada no princípio do controle social e respeitando o princípio da transparência que norteia as nossas ações comunica que ocorreu um óbito perinatal no plantão na quinta feira durante o dia, em 31 de Agosto.
Registramos aqui que antes de tudo nos solidarizamos e nos colocamos à disposição da família neste momento de pesar.
Ressaltamos que o fato relatado ou episódios semelhantes jamais serão encarados por nós como dado estatístico, “mais um número” ou uma “fatalidade”, haja vista envolverem pessoas em um momento especial das suas vidas e que tem um desfecho trágico em relação ao planejamento que é feito para todo e qualquer nascimento.
Ressaltamos também, que assim como para os casos recentemente notificados na mídia, medidas foram tomadas e mais ações serão somadas no intuito de fortalecer a nossa instituição:
Profissionais envolvidos e responsabilizados passarão por requalificação ou serão afastados- comprovada imperícia no exercício das suas atribuições;
Ampliação das equipes de Enfermeiros e Médicos Obstetras;
Readequação do Centro Cirúrgico da Maternidade;
Treinamento em serviço com atualização e discussão do Protocolo da Maternidade;
Ações integrativas com a Atenção Básica, aproximando a maternidade das equipes da Estratégia de Saúde da Família e fortalecendo a potencialidade do pré-natal na identificação dos problemas que podem contribuir para resultado desfavorável na gestação e no parto;
Lançamento do Programa Mãe Sertaneja, estimulando a integralidade e a promoção à Saúde no Pré-natal e nos primeiros anos da infância.
Estas e outras ações estão sendo executadas de modo a tentarmos readequar a Maternidade ao desafio de mantermos um serviço custeado com recursos próprios do município, porém que tem atendido a toda uma região que abrange 53 cidades, com atuação verdadeiramente regional para o Vale do São Francisco.
Lembramos que a Maternidade é uma verdadeira conquista e um patrimônio das famílias de Juazeiro, sendo esta luta de todos juntos, já que não deveria haver lados distintos quando queremos a mesma coisa: um sistema de saúde digno da grandeza da nossa gente.
Da redação Foto de arquivo do Blog
26 comentários
01 de Sep / 2017 às 06h26
Mais uma VIDA que não teve inicio mas sim o fim, pois infelizmente os pais tiveram que ir para Maternidade Municipal de nossa cidade. Mas enquanto o Ministério Público não fizer uma interferência com suas investigações outras vidas pré-maturas irão ter o mesmo destino. INTERVENÇÃO JÁ MINISTÉRIO PÚBLICO. A POPULAÇÃO TEM QUE EXIGIR UMA INTERVENÇÃO NÃO SOMENTE NA MATERNIDADE MAS TBM NA SESAU. QUE VEXAME DRA. VICE PREFEITA QUE VEXAME MANCHANDO SUA REPUTAÇÃO COM ESSE VICE REINADO
01 de Sep / 2017 às 06h35
Essa maternidade de Juazeiro esta com saldo de mortes maior que o comando vermelho no Rio de Janeiro. Cadê o Ministério Público? Porque não emite uma TAC ao município, porque não abre inquérito contra prefeitura. Cadê o deputado Zô que nada faz pelo nosso município, que político mais fraco. Isso sim e um descaso. Parabéns TV São Francisco.
01 de Sep / 2017 às 06h53
vai continuar dizendo que são casos pontuais? se antecipou informando o fato, mas no meio pro fim da nota tem a inacreditável e inadequada propaganda de sempre!!!! a quem querem continuar enganando? contratem um gerenciamento de crise porque essas notas da assessoria estão de ruim pra pior
01 de Sep / 2017 às 07h38
Infelizmente esta é uma realidade de nossa cidade, cujos governantes não investem em serviços de saúde pública nos envergonhando cada vez mais com noticias negativas na mídia local e regional e ainda tem o descaramento de dizer que as instituições estão fazendo política, isso é tentar justificar o injustificável. Contra fatos e fotos é difícil contra argumentar, querendo se comparar com realidades de alhures. Admitam que estão errados e expliquem o que estão fazendo com a verba da saúde do que tentar politizar uma coisa sem motivo. Nossa solidariedade ao Blog de Geraldo José a TV São Francisco
01 de Sep / 2017 às 07h38
Infelizmente esta é uma realidade de nossa cidade, cujos governantes não investem em serviços de saúde pública nos envergonhando cada vez mais com noticias negativas na mídia local e regional e ainda tem o descaramento de dizer que as instituições estão fazendo política, isso é tentar justificar o injustificável. Contra fatos e fotos é difícil contra argumentar, querendo se comparar com realidades de alhures. Admitam que estão errados e expliquem o que estão fazendo com a verba da saúde do que tentar politizar uma coisa sem motivo. Nossa solidariedade ao Blog de Geraldo José a TV São Francisco
01 de Sep / 2017 às 07h58
Tem alguma coisa nessa maternidade... Sempre teve um trabalho exemplar. Agora, uma sucessão de problemas graves. Deus abençoe as pessoas da Secretaria de Saúde.
01 de Sep / 2017 às 07h58
Mais uma invenção da TV não é? Mais uma perseguição política? NÃO!! Mais uma criança privada da vida, mais uma mãe dilacerada pela dor física e emocional, Mais um pai desesperado. Mortes no Centro da cidade. Pare tudo senhor Paulo Bonfim mais conhecido como Isac e olhe para essa situação. Pare de dá desculpas e dê um jeito! Vida não tem preço. Eu não acredito que isso acontece na cara da população e o povo não se mobiliza. E se fosse com seu filho??? A dor do outro tem que doer em mim.
01 de Sep / 2017 às 08h05
MEU DEUS...ISSO E UMA MATERNIDADE OU UM MATADOURO..? DA MEDO ...PERGUNTAR NAO OFENDE OU OFENDE SEI LA...MAS SERA QUE VAO COLOCAR A CULPA NA TV SAO FRANCISCO OU NO ACM NETO OU ATE MESMO NA FAMILIA /? E OUTRA REQULAIFICAR...? O QUE E QUEM....?
01 de Sep / 2017 às 08h22
Muito triste esses acontecimentos pois são momentos que uma mãe sonha em dar a luz a seu filho com muitos planos e sai triste com uma dor imensa. Eu particularmente acho que tudo issso é consequencia de profissionais sem nenhum preparo que entraram por esse processo seletivo que aconteceu agora onde os grandes profissionais sairam e entraram outros sem experiencia nenhuma !fica a dica secretaria de saúde que tb esta igual os do processo seletivo, sem experiencia!!!
01 de Sep / 2017 às 08h24
Me desculpe, como a prefeitura de Juazeiro vai gerir uma maternidade para atender 53 municipios com recursos proprios, ta chegando muito dinheiro, acho que nao e so problema de gestao. Deve ter mais coisa errada.
01 de Sep / 2017 às 08h27
Isso é uma obrigação antes de ser uma faculdade do Estado. Apurar, adequar os serviços é o mínimo para uma prestação de serviço costumeira.
01 de Sep / 2017 às 08h49
Antes da família ir para imprensa, eles mandam essa nota! Isso é querer subestimar a inteligência do povo. E agora bando de PUXA saco vão pra redes sociais se solidarizar com o matadouro??????
01 de Sep / 2017 às 08h59
A prefeitura, deveria emitir uma nota, se retratando e reconhecendo a ingerência daquele local, deixar de inverter os fatos e parar de se vitimizar, a bem da verdade é que o que vem sendo feito nesses últimos anos é uma maquiagem, a tão criticada maquiagem que ele tanto falou nas últimas gestões, e agora? De quem falar? Do ex-gestor? Aliás que ex? Prefeito se retrate, a campanha "#amaternidadeénossa" é ridícula e um fiasco total!!!
01 de Sep / 2017 às 09h05
São uns..., se antecipam para dar explicação e ainda falam "patrimônio das famílias". Patrimônio com mortes e mais mortes e partos no chão.
01 de Sep / 2017 às 09h22
NÃO ADIANTA APAGAR O COMENTÁRIO Vamos lá senhor Paulo Bonfim, atual gestor municipal de nossa cidade. Eu fui vítima das práticas "humanas e corretas" da maternidade municipal em questão. Minha filha recém nascida foi violentada ainda em vida por médicos e funcionários apenas preocupados em acrescentar às estatísticas mais um parto "normal". Pois bem, perdi minha filha, meu sonho foi arrancado de mim e de minha esposa. Mas o senhor vem falar de "perseguição"? Não se preocupe com a imagem de sua gestão. Preocupe-se sim e tenha vergonha na cara e compaixão para com as famílias destroçadas.
01 de Sep / 2017 às 09h31
Essa secretária de saúde só presta para fazer politicagem e pra dá uma nota de repúdio ao um vereador que pra mim é um dos melhores vereadores de Juazeiro, ao menos ele não se esconde do povo e sempre vejo ajudando o povo, não votei nele, mais vejo a sua atuação ao lado do povo, revejam o conceito de vocês, e poupem o povo de Juazeiro, a pergunta que se tem é a era a seguinte ao prefeito, secretária e outros baba ovos do governo, vocês queriam que seus filhos nascessem no chão? e por cima de tudo morrer por negligencia? vocês precisam de ter mais ação e deixar a propaganda de lada.
01 de Sep / 2017 às 09h33
Em meio a estas fatalidades onde estão aqueles que foram eleitos para fiscalizar as ações do município, onde estão os vereadores que foram eleitos levantando a bandeira da saúde e hoje se calam com estes acontecimentos. Temos que nas próximas eleições fazer uma renovação total ou a população se conscientiza de que o que é ruim tem que ser mudado ou vamos ficar eternamente nesta escuridão eterna.
01 de Sep / 2017 às 09h42
Cd o Diretos humanos que não dá um parecer sobre esse assunto, só acompanha bandidos e suas ações são em desfavor dos cidadãos de bem, tudo que esses direitos humanos fazer é em desfavor aos cidadãos de bem dessa cidade, vamos começar a questionar a ação dos diretos humanos na cidade de Juazeiro, quero ver acompanhar esses caso, sei que não vão fazer nada pq são todos do partido do prefeito e dos petistas, agora se fosse a policia que tinha feito algo de errado ai já viu.
01 de Sep / 2017 às 10h03
É uma vergonha o quanto ha prefeitura quer se aparecer. Nunca tinham colocado nota informando morte de ninguém. Agora que as verdades estão aparecendo. Eles querem se solidarizar com as família.
01 de Sep / 2017 às 10h17
Politizar uma questão tão delicada que é a vida é de um mal gosto pra não dizer outra coisa. Contra fatos não há argumentos e não vou me alongar, basta cada cidadão Juazeirense se colocar no lugar dessas famílias que se encontra arrasadas, dilaceradas com todos esses episódios.
01 de Sep / 2017 às 10h40
Será politicagem , deputado Roberto Carlos? Vamos lutar na busca de uma qualidade de vida da população de Juazeiro! Sobre tudo no que diz respeito a saúde pública e o direito à vida!
01 de Sep / 2017 às 11h12
Vai continuar matando as crianças não adianta porque não tem estrutura e pessoas com interesse de trabalhar.
01 de Sep / 2017 às 13h13
Paulo Bomfim, uma coisa é certa: nunca mais nem eu nem minha família damos um voto a vc e nem a seu grupo. E nem Isaac ano que vem terá. Então aproveitem esses anos restantes para enricarem mais ainda às nossas custas! MUDANÇA JÁ!
01 de Sep / 2017 às 18h46
Tive a triste realidade vivenciada pela população juazeirense. No incio deste ano especificamente no mês de janeiro vivênciei com minha esposa momentos de angústia, maus tratos e dias de terror nesta instituição. Minha esposa foi expressamente submetida ao protocolo de indução de parto normal ao qual não houve exceto no 6 ao 7 comprimido. A mesma imediatamente progrediu com alergia e aumento da pressão arterial. Por muita insistência entre familiares e médicos plantonistas foi discutido possibilidade de parto cesario. A pct evoluiu com quadro de hemorragia grave, apos imprudência e negligencia
01 de Sep / 2017 às 18h53
(Continuação) minha esposa foi submetida a 2 cirurgias para restabelecimento do seu normal quadro de saúde. Enfim vive momentos de negligência, imprudência, angustia, tristeza, e lamentações nesta instituição que hoje concluo que não indico nem para meu pior inimigo. Vive momentos de desprezo e desasistencia por esta instituição. Momentos de alegria para serem vividos ao nascimento de meu 1 filho. Foram vivênciados momentos de terror. Nota 0 em humanização
01 de Sep / 2017 às 22h51
Quantas mães vao precisar perder seus bebês,seus sonhos de serem mães,para se tomar uma providência de fato nessa "maternidade "! Gente chega de se falar em política,chega de desculpas sem noção,chega de mimimi! Precisamos mesmo é de solução,precisamos começar a tratar com seriedade um absurdo que veio a tona só agora,até pq não é de agora que tamanhas crueldades vem acontecendo nessa "maternidade"... termos é que da graças a Deus pela coragem de um pai vim fazer com que a população venha tomar conhecimento dessas barbaridades,desses absurdos que acontecem frequentemente nessa maternidade!