MATÉRIA DO BLOG SOBRE PARTO NO CHÃO REPERCUTE NA BAHIA. DIRETORIA DA MATERNIDADE DE JUAZEIRO RESPONDE DENÚNCIA DE USUÁRIA

Na manhã desta sexta-feira o Blog Geraldo José postou matéria (veja aqui) revelando que após a reportagem com Herlon Muzatier Nascimento da Silva que denunciou e acusou a Maternidade Municipal de Juazeiro de maus tratos e negligência médica, a jovem mãe Andressa Fernandes Bezerra da Luz, 20 anos, residente no Distrito de Carnaíba do Sertão, tomou coragem e resolveu também denunciar a maternidade em decorrência do parto do filho que ocorreu no chão da maternidade, dia 28 de julho.

O fato já repercute na Bahia com a reprodução da matéria em vários sites da capital e do interior. Na manhã desta sexta-feira (25), a Diretoria da Maternidade de Juazeiro emitiu uma nota dando a sua versão sobre o ocorrido.

Confira a nota da Secretaria de Saúde:

"A Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio da diretoria da Maternidade Municipal, informa que a paciente Andressa Fernandes entrou em contato com o serviço de Ouvidoria da pasta no dia 31 de julho deste ano, e relatou a situação. Desde então, foi aberta uma sindicância interna para apurar os fatos e punir os profissionais que tiveram postura negligente.

Foi constatado que a paciente foi atendida por um médico e um enfermeiro assim que chegou à Unidade. Ela foi encaminhada para um leito na enfermaria e, de acordo com a avaliação da equipe, apresentava 8cm de dilatação. De acordo com os registros do prontuário da usuária, Andressa Fernandes foi avaliada a cada uma hora, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Entretanto, como a dilatação não estava completa (10cm), a paciente foi orientada a deambular no corredor (essa prática é utilizada pela obstetrícia como forma de facilitar a evolução do trabalho de parto). Quando a paciente entrou em trabalho de parto, a equipe infelizmente não teve tempo hábil para encaminhar a usuária para o leito.

A diretoria da Maternidade reforça que em nenhum momento a paciente foi desassistida. Esclarece ainda que essa foi uma situação pontual. A Maternidade de Juazeiro preconiza a humanização no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde. A unidade está habilitada a realizar partos de baixo e médio risco, atendendo uma média de 2500 pessoas por mês e realizando cerca de 450 partos. A cobertura da Maternidade abrange a população dos 53 municípios que compõem a rede PEBA. O hospital oferta os serviços de parto normal, cesárea, curetagem e atendimentos ambulatoriais, como ultrassonografia, pré-natal de alto risco e atendimentos de prevenção ao câncer no colo do útero".

Da redação