A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) divulgou, uma lista de espécies da fauna que estão ameaçadas de extinção no estado da Bahia. Segundo o órgão, dos 2.601 animais, 331 estão clasiificadas em algum grau de ameça. Animais como Ararinha-azul, Arara Azul, Macaco Prego de Papo Amarelo, Onça-pintada, Tamanduá Bandeira, Tatu Bola, Cobra-Coral e Tubarão Baleia estão na relação, além de espécies de interesse social, como as abelhas Mandaçaia e Uruçu, o Carangueijo-açu, o Guaiamun, peixe Bagre e outros.
De acordo com a Sema, a lista de espécies com maior grau de ameaça está dividida nas categorias classificadas como Regionalmente Extinta (RE), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU).
Dentre os animais nesta situação estão a Onça-pintada, Ararinha-azul, Gavião-real, Papagaio-de-peito-roxo, Águia-cinzenta, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-verde, Aranha Caranguejeira, Cobra-coral, Cobra-verde, Pica-pau-amarelo, Estrela-do-mar, Cação, Cavalo-marinho, Piaba, Peixe-serra, Atum-azul, o Bugio-marrom e muitos outros, totalizando 292 espécies da fauna.
Ascom-Secretaria Meio Ambiente
13 comentários
18 de Aug / 2017 às 23h45
A natureza ainda nos reserva algumas surpresas. Por exemplo: recentemente descobri que aqui no sertão ainda existe a espécie MAZAMA GOUAZOUBIRA, que está ameaçada de extinção.
19 de Aug / 2017 às 05h20
... E a tendência é, para que nossos filhos ou netos não tenham a oportunidade de ver sequer uma lagartixa já que não contamos com as Instituições eleitas para fiscalização e coibição de caçadores, à exemplo das regiões de Casa Nova, Curaçá e Sento-Sé onde são vistos frequentemente acampados para abate e posterior comercialização de aves e animais silvestres de diversas espécies. Como preservar a caatinga se não temos à quem recorrer?
19 de Aug / 2017 às 05h43
São quase 50% de desertificação de nossa caatinga... As espécies de silvestres como caititus, tatus, veados, tamanduás mirins e outras já não vemos em consequência do desleixo com o qual vem sendo tratado o meio ambiente. Neste País à-toa o Governo apenas propaga a preservação; Falta competência, falta sobretudo responsabilidade!
19 de Aug / 2017 às 06h00
O empobrecimento da fauna e da flora do sertão deve-se a ausência de fiscalização e de punição severa à aquele que vem explorando-a, degradando-a livremente. Não há qualquer incentivo para quem preserva a natureza, sequer o apoio de Instituições do meio ambiente... E pensar que no Uruguai o governo mantem aberto um gabinete 24 h/d à sugestão de qualquer cidadão em prol da preservação da natureza!... Você não tem VERGONHA NA CARA mesmo, Brasil!!!
19 de Aug / 2017 às 06h39
AGORA O CASO É DE POLÍCIA! Nasci e moro no campo, onde desde minha infância eu observo o empobrecimento radical da nossa Caatinga permanente alheia às ações em prol de sua preservação por Órgãos federais e até por Ongs que só sabemos na mídia. O homem, IMPUNEMENTE vem extinguindo a fauna e a flora. Os caçadores, dia-dia se multiplicam, e como há bandidos de alta periculosidade entre eles, vem roubando os nossos rebanhos. Se não houver urgentemente ações que punam com rigor esses marginais até o homem do campo será extinto. O CASO É DE POLÍCIA, SIM!
19 de Aug / 2017 às 06h53
Alguém pode me responder prá que serve mesmo o Ibama e o Inema na região?
19 de Aug / 2017 às 06h55
...Vão acabar com tudo sem qualquer providência de quem compete!
19 de Aug / 2017 às 07h01
Caçadores estão "fazendo a festa" em Sento-Sé e Sobradinho. Não vai sobrar um silvestre nessas regiões. Tem roubo de animais de pequeno e de grande porte nas propriedades, e tende a ficar pior porque os silvestres já são escassos. Este sim, é um País sem leis...
19 de Aug / 2017 às 07h06
...Pudera! Com uma política de preservação tão contraditória que libera a degradação com exploração de minérios... Venham conferir o que estão fazendo com as serras da Quixaba... VERGONHA, BRASIL!
19 de Aug / 2017 às 16h36
Não apenas a ararinha e o tatu bola vem às margens da extinção, mas todas espécies de silvestres, uma vez que seu habitat vem sendo ocupado pelo homem que os abate para comercialização, tantas vezes aos olhos de quem de fato deveria puní-lo. É muito vergonhoso o que vimos assistindo referente a preservação do meio ambiente, e em especial de nossa caatinga tão exaltada por sua diversidade. Cadê a fiscalização? Por onde andam as Ong's que se prevaleceram de enxurradas de verbas para defender gatinhos e cães abandonados no perímetro urbano? Que VERGONHA!
19 de Aug / 2017 às 16h49
Kd os Órgãos de Defesa Animal? Em meio as ações abstratas que o governo propaga ref. a preservação do meio ambiente, apresento-me curiosa prá saber como se dará administração do pretenso Parque de Preservação denominado Boqueirão da Onça? Todas espécies da caatinga vem sendo extintas sem qualquer medida punitiva...mas, como punir se nem há uma lei inafiançável contra aquele que causa dano a natureza?
19 de Aug / 2017 às 16h58
O que de fato souberam fazer as Ong's tão bem abastecidas de verbas na ingestão do PT, foi inchar de cães e gatos abandonados os perímetros urbanos... E o pior, alheias ao risco de males transmissíveis desses animais, como leishmaniose, calazar e outros. Enquanto no campo: ABANDONO GERAL...
19 de Aug / 2017 às 17h25
O que de fato souberam fazer as Ong's tão bem abastecidas de verbas na ingestão do PT, foi inchar de cães e gatos abandonados os perímetros urbanos... E o pior, alheias ao risco de males transmissíveis desses animais, como leishmaniose, calazar e outros. Enquanto no campo: ABANDONO GERAL...