O blog do Geraldo José percorreu alguns pontos entre Petrolina, Juazeiro e Sobradinho/Bahia e constatou como a seca tem afetado de forma drástica uma das principais atividades econômicas: a pesca. O presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que vai completar no próximo mês de outubro 60 anos e aos cinco já acompanhava o pai nas pescarias.
"Olhando a situação do rio São Francisco dá vontade de chorar. Convivo dentro do rio, dia e noite, madrugadas e sinceramente só Deus o vai salvar", lamenta Tadeu, ressaltando que a pesca está comprometida. "A imagem é desoladora. É dramático olhar o rio. A água acabou em vários pontos do rio e esse rio está morrendo".
A maioria dos pescadores passa por dificuldades e muitos têm procurado alternativas para sustentar as famílias. Tadeu aponta que e essa seca não é só deste ano, "Estamos caminhando para o sétimo ano de seca e não vemos um trabalho sequer a favor do rio. Dele só vemos notícias que o rio doa água", diz Tadeu.
Segundo Tadeu, os peixes da especie surubim e piau desapareceram. É uma raridade. “O que a gente acha é piranha e quando acha. A falta de peixe é reflexo da falta de reprodução e de alimentos para o crescimento das espécies”, finalizou Tadeu Reis.
Redação blog/Ney Vital
3 comentários
14 de Aug / 2017 às 17h26
É triste, os ribeirinhos assistir a morte deste RIO tão importante, é uma pena que em nosso país não temos políticos capazes de desenvolver projetos que possam salva - lo de sua morte total. "VERGONHOSO"
03 de Nov / 2020 às 15h31
Gostaria de obter a entrevista transcrita feita com o sr. Tadeu, para inserção em um trabalho acadêmico. Favor entrar em contato pelo e-mail [email protected]
14 de Apr / 2021 às 21h53
O CÂNION DO SÃO FRANCISCO O São Francisco é sagrado, produzindo muita riqueza, fornecendo água e energia, além de peixe e muita beleza. O Velho Chico nos encanta com cachoeiras e muita praia, proporcionando muito lazer pelo Sertão sem fugir da raia. O Cânion do São Francisco é o nosso Colorado Brasileiro, com mais beleza e exuberância, que serviu de lar pra cangaceiro. A água com toda a sua força fez o cânion, serrando a serra, esculpindo tamanha beleza ao encerrar a missão na terra. É de uma beleza estonteante ver as águas cor esverdeada contrastando com a Caatinga e paredões de cor