O último domingo (30) foi bem diferente em Petrolina com a realização da II Caminhada Ágape, um acontecimento solidário e de saúde, que esse ano conquistou 200 participantes. Antes da largada que ocorreu por volta das 7h30, o público se reuniu para um momento de oração e agradecimento a Deus e deliciaram-se com uma mesa de frutas variadas. Após todo o preparo para ganhar energia, a turminha iniciou a caminhada.
Logo cedo, os integrantes do evento apreciaram a paisagem do sertão, admirando, inclusive, o rio São Francisco e o Serrote de Urubu. No retorno, foi a hora do café da manhã especial. Na ocasião, a equipe da instituição Ágape e membros da igreja Batista Memorial aproveitaram para animar o público.
Para a professora de inglês, Fernanda Guimarães, que pela segunda se inscreveu, o momento é de gratidão a Deus. “Há 1 ano e 10 meses fiz uma cirurgia bariátrica e com a ajuda de Deus tenho hoje uma nova vida. Por isso, não penso duas vezes antes de ajudar o próximo, através desta instituição séria, pois é uma forma de retribuir ao Senhor todos os cuidados comigo. Ter amor é ter atitude”, disse satisfeita.
Com sentimento de alegria, o ex-residente Carlos Alberto dos Anjos, hoje gerente de uma fazenda de manga no N7, falou que a caminhada é uma forma de dar esperança a quem precisa de cuidados para sair da dependência química.
“A Comunidade Terapêutica Ágape arrecada fundos para manutenção da instituição através do acontecimento. Isso é muito bom. Eu me internei em 2014 e antes tive muitos problemas com álcool; perdi até o emprego. Atualmente agradeço a Deus e ao Ágape todo auxílio, como também a estas pessoas de bom coração. Fui ajudado e agora é minha vez de apoiar”, enfatizou Alberto.
O agricultor, Marcos Lopes aproveitou a ocasião para receber orientações para sua saúde. “Minha pressão está um pouco alta e agora é necessário tomar os devidos cuidados, fazendo exercícios e melhorando minha alimentação”, afirmou.
Lopes também ressaltou a importância do evento. “É muito gratificante ver que muitos contribuíram. Eu fui residente e o trabalho Ágape não pode parar. Aqui encontrei maneiras de fortalecer-me e hoje sou um verdadeiro adorador de Deus. Tudo está organizado, inclusive a oferta dos serviços de saúde. Uma bênção”, concluiu o agricultor.
Foram oferecidos pela Secretaria da Saúde de Petrolina, através da equipe do NASF, alguns serviços como: avaliação antropométrica, alongamentos e orientações educativas para adquirir mais qualidade de vida. Os profissionais da Drogasil realizaram aferição de pressão e IMC.
Segundo presidente do Ágape, Edilson Andrade, o objetivo maior é divulgar o trabalho da instituição para as famílias e comunidade em geral, promovendo saúde e solidariedade com o próximo.
“A contribuição da caminhada vai ajudar na recuperação de jovens e adultos em dependência química, além de ser uma oportunidade de integração entre alunos, equipe do Ágape e sociedade. Este é o segundo ano e contamos com a participação e apoio de mais pessoas nos próximos”, convidou Andrade.
O coordenador da segunda caminhada, Filipe Pitágoras, agradeceu a participação de todos e disse que o momento estimula as pessoas a praticarem exercícios para conquistar um estilo de vida mais saudável, além de fortalecer os cuidados da Comunidade Terapêutica Ágape com aqueles que estão em tratamento.
“Todos nós sonhamos com um mundo melhor, com famílias restauradas, por isso estamos levantando a bandeira da solidariedade. Este evento tem uma importância muito grande porque ajuda pessoas com uso abusivo de drogas. Esta doença é complexa, difícil e exige muitos cuidados”, concluiu o coordenador.
Por Vânia Castro/Ágape
0 comentários