Depois de reuniões realizadas com a empresa Agrovale, ficou acordado com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) a doação de 300 toneladas do bagaço da cana-de-açúcar para serem distribuídos às associações de produtores rurais de Juazeiro. A ação conjunta é resultado da busca por alternativas viáveis para suprir as necessidades alimentícias dos rebanhos (caprinos, ovinos e bovinos) do município.
O processamento da fabricação do álcool, açúcar e do melaço (uma solução de sacarose) produzidos na Agrovale resulta no bagaço da cana que, além de ser utilizado para alimentação dos animais, também é empregado na geração de energia e na cobertura morta (proteção do solo) das plantações frutíferas dos projetos de irrigação. “A ADEAP tem se preocupado constantemente com a situação dos produtores da região, principalmente da área de sequeiro do nosso município. Por este motivo, procuramos a Agrovale em busca da parceria que resultou nessa magnifica ação. O bagaço doado está sendo distribuído aos produtores, através das associações cadastradas”, explicou a titular da ADEAP, Maraiza Carvalho.
Apesar do bagaço da cana não possuir um teor elevado de proteína, misturado com rações concentradas supre as necessidades alimentícias dos rebanhos. “Essa ação é de grande importância, uma vez que os produtores se encontram descapitalizados em virtude dos sete anos consecutivos de seca. O nosso objetivo é amenizar a carência alimentar desses rebanhos. O bagaço será usado como um paliativo de emergência, mas dependendo do balanceamento da mistura das rações, os animais poderão ganhar peso e até mesmo tornarem-se propícios ao abate”, informou o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).
Para o gerente administrativo da Agrovale, Marcos Rocha, a ação é de grande importância para o município. “Cientes da difícil situação em que muitos produtores se encontram em decorrência da seca, ficamos sensibilizados em fazer essa doação que poderá contribuir para sobrevivência dos rebanhos e melhorar a vida do homem do campo. É uma felicidade ser parceiro do município, através de uma ação tão importante’”, afirmou.
As associações rurais de caprinos, ovinos e bovinos de Juazeiro, podem adquirir o ‘bagaço’ através do cadastramento realizado na sede da ADEAP, localizada na Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro, Juazeiro BA. É importante informar que cada associação só poderá adquirir uma carrada do produto e o transporte ficará sob a responsabilidade da mesma.
Lene Radina/ASCOM ADEAP
1 comentário
21 de Jul / 2017 às 19h57
Gostei muito dessa ideia da prefeitura mais a agrovale doar o bagaço de cana para matar o fome dos animais o bagaço chegou na hora certa ja tem animal morrendo de fome peço ao prefeito paulo para pedir mais bagaço quando esse acabar agrovale pelo amor de deus ajude nos pequenos criadores para não deixar os nossos bichos morrer de fome sei que não vai fazer falta a uma empresa grande ja vemos sofredo muitos anos.