O Município de Sento-Sé está aniversariando. Depois dos séculos de vida primitiva e plena Preservação Ambiental – habitado por Índios/Caboclos, da Caatinga e Ribeirinhos, logo após a chegada do português Pedro Álvares Cabra, já entre 1500 e 1600, o território municipal recebia portugueses da família D`ávila, chefiada por Antonio Garcia D`ávila, para desenvolver a agricultura com destaque para o plantio de cana-de-açúcar e a criação de gado. Na compra de escravos, parte deles foi trazida para cá.
A expressividade da História sentoseense é grande pela semelhança que tem com a da Bahia e do Brasil: a formação econômica; os períodos políticos conservadores e perversos com destaque para o Coronelismo intenso entre as décadas de 30 e 80, vivendo depois o “sistema democrático” - sem tanta democracia. Ultimamente, por conta da atividade garimpeira de ametista, Sento-Sé foi manchete na imprensa, com destaque para a TV com algumas reportagens nacionais e regionais.
Sento-Sé é dono de um dos mais expressivos conjuntos de riquezas naturais da Bahia, e/ou do Brasil: uns 30 tipos de ocorrências minerais já identificados – destaque para Ametista, Magnesita, Mármore, Cristal de Rocha; 350 km de margem do Rio São Francisco; 12,871 km² de área de terra – grande parte em condições diversificadas para produzir; trilhas de ventos fortes e contínuos que já atrai empresas de produção de Energia Eólica; serras, nascentes d água (fria e termal) apropriadas para o Turismo Ecológico; 100 km de estrada de asfalto e uns 800 km de estradas vicinais; povo bom e trabalhador (...)!... Nos faltam, ainda, maior conhecimento geral, melhor poder de mobilização e organização popular para usar as riquezas na ampliação da produção com sustentabilidade!
O problema social que nos colocou entre as 100 cidades de piores condições sociais, não tira da gente o desejo do exercício pleno da cidadania, a busca de dias melhores, muito menos nos faz perder a honra de estufar o peito e dizer que, apesar dos pesares, temos orgulho de termos nascido, e/ou morar em Sento-Sé, no Norte da Bahia!
Feliz Aniversário!... Parabéns Amada Sento-Sé!
Laurenço Aguiar - “Um Filho teu não foge a Luta”!
4 comentários
06 de Jul / 2017 às 12h28
E se depender dos governantes atuais e do outro que já passou, continuaremos sendo a cidade que mais sofre com administração pública. Pois é notório que nada mudou, apenas trocamos 6por meia dúzia! Ainda existe muita coisa errada, só não enxerga quem tem um bom salário para ser conivente e ficar calado, se não perde!
06 de Jul / 2017 às 16h45
Parabéns Lourenço, pelo artigo. Você agora é governo.
06 de Jul / 2017 às 20h06
Os assessores fantasmas se identificam, se elogiam, e ainda se acham KKKKK
07 de Jul / 2017 às 10h13
Assino a Mensagem é como cidadão comum. O meu cargo nomeado é dentro da lógica política e da legalidade jurídica. Acho importante o papel que a oposição pode exercer. Quando a oposição levanta os erros de um governo e os discute, contribui para valorizar as políticas públicas e a promoção dos direitos sociais, além de combater os vícios de um sistema político ideológico corrompido e falido eticamente...