Amigo radialista, passado os festejos juninos , analisando o sentimento de grandeza que faz parte da rotina dos políticos petrolinenses, me questiono o que é esse tal de " complexo de vira latas" que tanto os prepostos da atual administração de Juazeiro falam quando algo lhes toca o ego , tentam fazer crer que o que vemos , percebemos e detectamos em Petrolina é simplesmente fruto de um sentimento de inferioridade nosso para com os nossos vizinhos pernambucanos.
Lembro bem que Na década de 80 Juazeiro criou o CEASA, hoje mercado do produtor, Juazeiro aderiu ao projeto CURA do ministério do interior e urbanizou varios bairros populares, criou a FENAGRI feira nacional de agricultura irrigada, a maior da américa latina, trouxe a VALEXPORT junto com empresários japoneses que transformaram Juazeiro, a época, no chamado " EL DOURADO DO SERTAO com farta exportação de melão e manga, impulsionou a criação da CAJ – cooperativa agrícola de Juazeiro para fomento da agricultura irrigada e que hoje ta na vizinha cidade, trouxe a CODEVASF para expandir os projetos irrigados, constriu, a época, o maior terminal de transporte urbano da Bahia, criou o Distrito industrial do São Francisco, DISF, e outros tantos passos para o crescimento.
Nesta época Juazeiro foi contemplado com o Centro de Cultura Joao Gilberto, tínhamos festivais de arte e musica, tínhamos gincanas escolares municipais, tínhamos um dos maiores carnavais da Bahia, tínhamos um dos maiores festejos juninos do nordeste, feira do melão, tínhamos o o respeito do Estado.
E hoje, o que sobrou? O que temos?
Estamos realmente no "rumo certo?"
Enquanto Petrolina tá implantando o maior parque eólico do Brasil num investimento de duzentos e quarenta milhoes de reais, enquanto Petrolina consegue a implantação do maior parque turístico do nordeste com um investimento da Uniao no valor de 500 milhoes, enquanto Petrolina indica o candidato ao Governo do Estado, quando Petrolina indica o Ministro das Minas e energia do Pais que atrai investimentos para a cidade, enquanto Petrolina consegue atrair um dos maiores complexos de resorts do Pais, enquanto Petrolina começa a construir a ampliação do perímetro urbano para a implentação de uma das maiores orlas fluviais do Pais, nos discutimos " muriçocas" , reforma do mercado municipal e " taxa do lixo"e colocamos três supermercados como enormes conquistas.
Isso é sentimento de inferioridade em relação a Petrolina ou estamos tratando do obvio?
Como ta o mercado do Produtor de Juazeiro? Como ta o Distrito industrial de Juazeiro? Como ta a Fenagri? Ate a CAJ – cooperativa agrícola de Juazeiro mudou-se para Petrolina.
Desculpem caros conterrâneos Juazeirenses mas a vontade, a capacidade, a habilidade, o comprometimento, a seriedade dos politicos petrolineneses nos transformaram em meros expectadores do progresso. Afirmo, sem pestanejar, que Juazeiro não pode e não deve mais discutir avanços e politica com o lado pernambucano, nosso papo deve ser com Remanso, Curaça, Pilao Arcado e Sento Sé, com essas cidades PODEMOS DISCUTIR DE IGUAL PRA IGUAL.
Para concluir, o Juazeirense nao tem complexo de inferioridade ou " complexo de vira latas" em relação a Petrolina, o que tem e acho que temos bastante é senso de ridículo e sinceridade exarcebados e na torcida para que , diante de tantos " coelhos" que saem das cartola dos mágicos de lá, um se interesse em dar seus " pulos" de progresso e competência para o lado de cá. Juazeiro agradecerá.
ATENCIOSAMENTE
Matheus Thiago Cândido - Juazeirense.
24 comentários
27 de Jun / 2017 às 11h33
Concordo em número gênero e grau. Os políticos de Juazeiro se ajoelham perante os de Petrolina com o intuito de simplesmente vender o que é nosso como venderam o que era nosso. Perdemos muitas coisas para o outro lado e se a população não se movimentar perderemos muito mais, pois o que parece é que nossos políticos recebem grandes propinas para beneficiar a vizinha cidade.
27 de Jun / 2017 às 11h46
Cada povo tem o governo que merece. E com os políticos daqui, muitos envolvidos em falcatruas, será difícil esta cidade crescer.
27 de Jun / 2017 às 11h59
Pura bobagem sua Mateus. Juazeirense nenhum tem inveja da cidade vizinha. Tudo que vc. Relatou passa. Carnaval de juazeiro. Ainda é um dos grandes da Bahia. São João, nunca tivemos. Tinha umas "BARRAQUINHAS" na orla e em bairro. Parque eólico tem em sento se, jacobina,... e outras cidades baianas. Muita bobagem. Aliás vc. Não é o primeiro. A relatar isso. impressão que eu tenho. É que vc. É o famoso " PEBA" JUAZEIRENSE,filho de país pernambucanos que só enaltece Petrolina. Juazeiro é uma cidade que cresce, Petrolina cresce mas nós baianos ajudamos também. Procure fazer por juazeiro. É melhor.
27 de Jun / 2017 às 12h05
Sem mais comentários. Falou tudo. Juazeiro é uma piada, os políticos daqui são uma piada e que só se preocupam com coisas irrelevantes. Juazeiro é sim a periferia de Petrolina e não tem como discutir isso. A maioria das notícias a respeito de Juazeiro é só sobre coisas ruins: morte, drogas, esgoto a céu aberto, lixo nas ruas, Mercado do Produtor em decadência, e por aí vai..., a cidade é um lixo e os políticos um bando de inúteis. Mas o povo tem o que merece.
27 de Jun / 2017 às 12h23
o que temos caro articulista? só PROMESSA, de anel viário, de melhoria das condições da saúde que nunca melhoram, de fim das muriçocas, de canais que nunca são tampados, da violência, e aí a culpa é do aliado de sempre, o governo do estado, de "geração de emprego e renda" precário e as lojas da adolfo viana até o centro fechando direto...isso é que temos, e temos impostos e taxas mais caras e absurdas sem o devido retorno, mas pra quem tá seguro no emprego e no poder tá tudo lindo, nem autocritica pra o que ta errado fazem, vivem numa redoma de beleza e grandeza que só existe na mente deles
27 de Jun / 2017 às 12h26
nem entro no merito da comparacao com petrolina, acho que petrolina tem problemas e muitos, o que reparo é que os problemas de juazeiro ficam sendo empurrados na base da promessa e nas palavras de gente que nao reconhecem os erros dos seus governos da mesma forma que exaltam seus supostos avanços, poucos quando se teve governo do estado e governo federal aliados por muito tempo, e aí sobra pra ex-prefeitos também, misael, joseph e cia
27 de Jun / 2017 às 12h41
Só li verdades. Mas a administração municipal dirá que você não desceu do palanque.
27 de Jun / 2017 às 12h52
Matheus, temos uma Câmara Omissa, Subserviente e Principalmente Conivente onde a população é covarde ou deve favor a essas Almas.
27 de Jun / 2017 às 13h24
Matheus, temos uma Câmara Omissa, Subserviente e Principalmente Conivente onde a população é covarde ou deve favor a essas Almas.
27 de Jun / 2017 às 13h34
Realmente, eles são barristas e sempre querem ser os melhores do nordeste e estão errados? Claro que não! Até o seu maior político em exercício foi acusado de "favorecer o seu estado" quando era Ministro.. Isso sim é amar o seu lar, isso sim é querer melhor para o seu povo. A Bahia ainda vive a síndrome do coronelisno.. coitados de nós com nossos políticos "pão com ovo"!! Nossa sorte ainda é a alegria e simpatia dos baianos.. mas isso só não vale de nada se nao há compromisso e seriedade. Vamos valorizar o que é nosso, vamos valorizar nosso Shopping, bares, restaurantes, comércio varejista..
27 de Jun / 2017 às 13h43
Sábias palavras a pura e verdadeira realidade como também a maioria não apr
27 de Jun / 2017 às 14h31
Perfeito. Hoje estamos vendo o que o passado foi aos olhos de Petrolina em direção a Juazeiro. Juazeiro progressista . Petrolina , meio acanhada , fazendo negócios , brincando nos carnavais da Apollo e avenidas , e participando das dezenas de oportunidades comerciais e culturais realizadas. Temos que ser realista, mesmo que doa. Parabéns pelo belo texto.
27 de Jun / 2017 às 14h58
Ninguém mais e culpado do que o povo de Juazeiro.não sabem votar do votam em benefício próprio.em troca de um cargo,de um favor.aí os políticos de juazeiro no geral acham que não devem mais nada a população de juazeiro.o voto ja foi pago.bem disse o rapaz enquanto Petrolina constrói viadutos juazeiro calça uma rua e solta fogos dizendo que é uma obra.Petrolina também tem muriçoca,tem esgoto a céu aberto mais tem outras coisas.enquanto juazeiro eleger pessoas sem preparo nenhum vai continuar sendo esta cidade de último mundo.
27 de Jun / 2017 às 17h23
Verdade! Defensores desses que ai estão e de outros que já realizaram o trabalho de prefeito construindo "M" na orla, outro derrubando prédio centenário e fazendo praça 24 horas antes de entregar prefeitura. O que observo é Juazeiro Estagnada. Ponte picolé, onde fica o centro de convenções de Juazeiro?, o aeroporto? o batalhão do exercito que seria construído em Juazeiro e por conta não sei o que foi para o outro lado! A estrutura urbana de juazeiro é uma piada, a subida da ponte kkkk. Ai ficam alguns defensores "falando" fizemos a ação social que ninguém fez... a conversa é esta! AH Juazeir
27 de Jun / 2017 às 17h24
Dizer que Juazeiro nunca teve São João está na cara que é algum forasteiro amigo do prefeito. Juazeiro tinha um dos melhores São João da Bahia, com grandes atrações e era realizado no pátio no Alto da Maravilha. E sobre o melhor carnaval me poupem, nos últimos anos nem sabemos o percurso com antecedência. Nem comento sobre fenagri e vai... E por mais que me doa, précisamos se políticos mais sérios eque sejam e amém realmente nossa cidade.
27 de Jun / 2017 às 17h34
É o que Matheus queria ver? A respeito de comentários. Não quero saber da casa do vizinho. Tenho que olhar e cuidar de minha casa. Todos Comentários, coloca Petrolina, como se fosse um metrópole . e é uma cidade sertaneja, como a nossa. Lá tem violência, tem muriçoca, desemprego, etc, etc. ruas na periferia descalça, igual a nossa. Enfim tudo que tem em outras lugares. Vamos valorizar nossa cidade. Aqui tem cultura, e muita cultura. Quantos aos políticos quem mandou " BUTA" ERREI É BOTAR
27 de Jun / 2017 às 18h33
É o que Matheus queria ver? A respeito de comentários. Não quero saber da casa do vizinho. Tenho que olhar e cuidar de minha casa. Todos Comentários, coloca Petrolina, como se fosse um metrópole . e é uma cidade sertaneja, como a nossa. Lá tem violência, tem muriçoca, desemprego, etc, etc. ruas na periferia descalça, igual a nossa. Enfim tudo que tem em outras lugares. Vamos valorizar nossa cidade. Aqui tem cultura, e muita cultura. Quantos aos políticos quem mandou " BUTA" ERREI É BOTAR
27 de Jun / 2017 às 19h35
Estou chocada com alguns comentários! Não nos interessa o que a vizinha cidade faz ou deixa de fazer. Devemos nos preocupar com a nossa querida Juazeiro, que infelizmente poderia estar num processo de desenvolvimento muito bom, independente de cidade A ou B, pois é uma cidade rica, que merece de melhores cuidados. Isso é fato! Mas, não podemos desistir e a melhor resposta para ser dada continua sendo as nossas decisões nas urnas. Avante Juazeiro, terra amada!
27 de Jun / 2017 às 19h51
Já encheu o saco essas comparações, esse já teve não tem mais, deixem eles viverem a vida deles e vamos viver a nossa, quase todas as semanas nos deparamos com artigos diminuindo Juazeiro, e engrandecendo o município vizinho, quantas cidades mais velhas que Juazeiro, queria ter o potencial que temos? Você o que tem feito para o progresso de Juazeiro? Pela limpeza, você joga seu lixo na rua? Coloca no horário que o caminhão coletor vai passar? Você investe em alguma coisa (loja, farmácia, escola, cursos e etc. ) em Juazeiro? vamos viver a nossa vida e deixar de ter inveja do outro. Evolua.
27 de Jun / 2017 às 20h13
Esse homem de novo? Isso não é mais complexo de vira-lata, já virou psicose! Eu tenho muita desconfiança sobre a veracidade da pessoa desse Sr Matheus, pq é sempre o mesmo texto e os comentários dessa postagem (a maioria) são fakes dessa mesma pessoa, é só observar a maneira de digitar. Isso está cheirando a politicagem e daquelas bem baratas. Coisa ridícula. Tá passando essa vergonha de graça ou vc tá cobrando ingresso Matheus Fake?
27 de Jun / 2017 às 20h23
Cheiro de politicagem no ar kkkk ngm comenta os avanços na cidade com empresas, shopping, faculdades, pavimentação. só observo essa viuvada kkk
27 de Jun / 2017 às 20h28
Falou e disse,Juazeiro parou no tempo,só temos muriçoca infestando a cidade, Quanto ao São João,sou filha da terra e posso afirmar já tivemos sim muitas festas boas ,as barraquinhas muito animadas,só que segundo me informaram fizeram um acordo pra Juazeiro não festejar mais o São João,acabando assim com nossas tradições juninas até a Fenagri venderam pro lado de lá,os políticos daqui não amam a terra só visam o próprio bolso portanto Juazeiro está à mercê da própria sorte....
27 de Jun / 2017 às 22h04
Ótimo texto bem colocado no momento oportuno e com riqueza de detalhes, evidente de que foi escrito por um Juazeirense. Apesar do alienado político que não mostra nem a cara como este denominado "verdade", este que não conseguiu captar e entender o que o texto se trata.O convido esse alienado político a se manisfestar de maneira plausível e com índices.Pós os que eu tenho acesso aponta nossa cidade em ranking péssimo de desenvolvimento econômico, IDH e entre outros.A nossa sociedade chegou ao ridículo de se contentar com as migalhas, como calçamento e asfalto.Hoje não temos projeção para o fut
27 de Jun / 2017 às 22h09
...Não temos projeção para o futuro. Não temos obras de qualidade e que nos coloque novamente na briga das maiores cidades do interior da Bahia. Amo tanto a minha cidade que não suporto mais ver a inoperância destes governos que por aqui passaram. Mas fico feliz em saber que ainda exista cidadãos preocupados com nossa cidade. Precisamos urgentemente ser bairrista e lutar pela nossa cidade em especial e todo o norte baiano. Como estar não pode ficar. Juazeiro tem que entrar nessa briga pra ganhar. Não devemos acreditar mais nesta irmandade falsa entre essas duas cidades.