O juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – condenou o ex-ministro Antonio Palocci as 12 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A sentença é desta segunda-feira (26).
Reús
Além de Palocci, o ex-assessor dele, Branislav Kontic, o empresário Marcelo Odebrecht e outros 11 eram réus nesta ação penal. Eles respondiam por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O processo
O processo apurava se Palocci recebeu propina para atuar em favor do Grupo Odebrecht, entre 2006 e 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal.
Palocci é acusado de intermediar propinas pagas pela Odebrecht ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-executivos da empreiteira afirmaram que o codinome "Italiano", que aparece em uma planilha ao lado de valores, fazia referência a Palocci. Ele nega ser o "Italiano".
O ex-ministro foi preso na 35ª fase da operação, batizada de Omertà e deflagrada no dia 26 de setembro de 2016. Atualmente, está detido no Paraná. Palocci foi denunciado uma vez por corrupção passiva e 19 vezes por lavagem de dinheiro.
G1
3 comentários
26 de Jun / 2017 às 09h18
Ta pouco pra um EX MIN da FAZENDA (roça), a 4 Vara da Justiça Federal vai refazer esta sentença e a pena vai aumentar. O Serginho ainda é maleável nesse tipo de sentença, duro vai ser qdo chegar na 4 VARA, a cana pode e deve dobra aja visto o CARGO que esse GÂNGSTER ocupava, MINISTRO da FAZ ladrão é o pior dos CRIMES que já vi nesses episódio, os crimes de MARCELO, EIKE e JOESLEY é pequenas causas tamanha a gravidade desses crimes cometido por este BANDIDO. Esse homem tinha a chave do cofre da nação, detinha em segredo as mais preciosas informações de tudo que ocorria no pais, achou pouco.
26 de Jun / 2017 às 10h57
"Pela doutrina, o indicio é definido como FATO acessório que tem conexão com o CRIME". O agravante pra esses BANDIDOS é que eles estão sendo dedurados pelos corruptores e é ai que a prova se torna relevante pra condenação, O LULA esta nesta mesma situação e foi dedurando pelos corruptores, vai ser condenado a BEM EXEMPLO pra todos Brs que estão pensando em ser POLITICO ladrão, coisa que virou profissão nesse infeliz pais. Com a condenação do chefe maior o Brasil esta a poucas semanas de VIRA uma pagina suja que marcou de forma negativa divs gerações de homens e mulheres que amargam na pele o
26 de Jun / 2017 às 11h57
QUEM É O PRÓXIMO ?...LUIZ INACIO LULA DRÃO DA SILVA...