Entre os dias 12 a 15 de junho ocorreram diversas reuniões com o tema Sustentabilidade Ambiental, organizada pelo Programa Água Doce - PAD, nas localidades de Jiquitaia, Lagoa do Sal, Lagoa do Angico e Lagoa de Dentro dos Alexandres – zona rural do município de Campo Alegre de Lourdes.
Todas as comunidades já são beneficiadas pelo programa com dessalinizadores devidamente instalados por meio da parceria com o PAD, Governo do Estado e a Prefeitura Municipal e estão funcionando e oferecendo água potável para a população. As reuniões foram ministradas pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – SEMA, Bartolomeu Matos de Sales e Magno Monteiro acompanhado do secretário municipal de meio ambiente, José Palmeira Macedo.
O objetivo geral das reuniões
Levantar a partir dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde as situações de risco das comunidades em relação aos recurso hídricos, a sua estrutura, caracterização ambiental das fontes de água e das comunidades, como também efetuar trabalhos que visem garantir a manutenção da qualidade da água distribuída.
Objetivos específicos das reuniões
Capacitar quanto a higienização e na orientação para a garantia da qualidade da água distribuída; Conscientizar à comunidade quanto às melhores formas de distribuição, transporte e armazenamento de água; Promover avaliações de qualidade da água dessalinizada; Reforçar a importância do Acordo de Gestão estabelecido, para que a própria comunidade tome as decisões relacionadas à autonomia da gestão dos sistemas de dessalinização.
Ascom Campo Alegre de Lourdes
0 comentários