UPAE/IMIP de Petrolina registra a primeira doação de múltiplos órgãos em uma unidade de Pronto Atendimento de Pernambuco

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina viveu um momento histórico essa semana, quando registrou a primeira doação de múltiplos órgãos em uma UPA24h no estado de Pernambuco. A ação contou com a participação e o envolvimento de toda a equipe da UPAE, Hospital Dom Malan, Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Hospital Universitário (HU-Univasf), e claro, com a sensibilização da família, que através de um ato de amor promoveu esperança. 

O fato foi registrado no último dia 07. "Nós confirmamos o Acidente Vascular Cerebral [AVC] da paciente através de uma tomografia realizada no HU e iniciamos o protocolo de Morte Encefálica [ME]. Fizemos o teste de sensibilidade, o neurologista realizou o dopler, e em seguida ficou confirmando o diagnóstico inicial de ME por AVC. A partir daí começou-se a sensibilização junto à família, feita pela equipe do Serviço Social da UPAE e OPO", relata a médica que recebeu a paciente no Pronto Atendimento, Manuela Albuquerque. 

De acordo com o coordenador médico da UPAE, a ação articulada e bem-sucedida é fruto da integração dos serviços de assistência. "Não conseguimos salvar a vida da paciente que chegou com ME, mas vamos conseguir dar uma nova chance a pacientes que estão na fila de espera para transplante. Então, só nos resta parabenizar a equipe e reconhecer os esforços de todos os envolvidos", ressalta. 

O feito também ganhou o reconhecimento das instituições ligadas à Rede de Saúde Pernambuco/Bahia (Rede PEBA), como registrado em um grupo social. "Transmita a toda equipe os nossos agradecimentos e elogios", frisou o representante da Coordenação Estadual de Transplantes de Pernambuco e da OPO-Dom Malan, Pedro Diniz. 

A coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar, revela orgulho pelo resultado da ação. "Sem dúvida, são muitos os envolvidos, cada um no seu papel, e o nosso dever é o de agradecer, principalmente à família pelo ato de solidariedade humana", conclui.  

Ascom/UPAE-PE