As três principais forças políticas do país estão articulando a sucessão do presidente Michel Temer. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB) têm liderado conversas suprapartidárias em busca de um consenso para a formação de um novo governo, caso Temer seja cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a Folha de S.Paulo, as conversas começaram depois que os detalhes da delação da JBS foram divulgados. As conversas estão pulverizadas e acontecem reservadamente em Brasília e em São Paulo. Segundo a publicação, FHC já abriu contato com parlamentares petistas e é considerado o mais importante interlocutor do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, considerado "peça-chave" para viabilizar a saída institucional de Temer. O senador Jorge Viana (PT-AC), um dos emissários petistas nas conversas entre os partidos, esteve em dois jantares na casa da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para discutir soluções com aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Na última terça-feira (23), Viana se encontrou com Lula, que teria insistido na defesa das eleições diretas. Até então, o ex-presidente não acredita que um perfil "de centro" será incluído pela base de Temer no processo de eleições indiretas e disse que o nome do ex-ministro Nelson Jobim foi sugerido para "adoçar a boca do PT".
Por outro lado, Lula se mantém disposto a conversar com lideranças políticas que trabalham apenas com a alternativa de eleições indiretas para escolher o sucessor ao Planalto. O petista tem sido estimulado a procurar FHC em busca de entendimento, já que tem pontes com movimentos sociais e sindicais à frente dos protestos e o tucano é o principal conselheiro do pilar de sustentação de Temer. Já Sarney esteve com o presidente na última segunda-feira (22) e no dia seguinte recebeu parlamentares do PMDB e dirigentes tucanos.
Ascom
4 comentários
25 de May / 2017 às 16h32
PT nunca mais! NÃO VAI TER GOLPE!!!
25 de May / 2017 às 17h32
NOVAS ELEIÇÕES,SÓ DEPOIS DE LULA E DILMA PRESOS.
25 de May / 2017 às 20h54
Isso é um absurdo. Está evidente que o PT, PMDB e PSDB sempre estiveram unidos na obscuridade, enraizados em corrupção compartilhada com alternância de poder. FHC, Lula e Sarney unidos para um novo governo, meu Deus, é o fim do Brasil. Precisamos abrir a mente e não defender esses caras e seus partidos, mas sim, o nosso país.
25 de May / 2017 às 21h07
Os três delinquentes: Tentando se esquecer que envelheceram, seriam mais úteis levando e indo pegar seus NETOS em escolas, cinemas, praia, encontros com jovens e por ai vai....... ao invés de estarem se articulando em CRIMES políticos com objetivos únicos e exclusivo de promover o bem ESTAR de seus familiares, filhos, netos, noras e genros os quais não foram preparados pra ocupar se quer UMA BARRACA de bombons em praça de igreja, esses que me refiro só cabem em prostíbulo chamado GOV Municipal, Estadual e Federal.