O secretário, Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência lideranças do município de Sobradinho. Estiveram presentes na reunião, Wilson José de Souza Júnior, Odair José Santos, e Josivan Santos de Souza, que a convite do secretário foram acertar os detalhes para a inauguração da indústria de beneficiamento de polpas de frutas.
Os representantes dos produtores de Sobradinho, na oportunidade, reivindicaram o apoio do Estado para a adequação do projeto base à realidade da região e das frutas que irão processar. A Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Coperparaíso) irá beneficiar a produção dos agricultores familiares locais, principalmente as culturas da manga, goiaba, acerola e maracujá.
“Também solicitamos apoio aos empreendimentos que fazem parte da base produtiva do projeto, com a complementação das adutoras de água dos 12 assentamentos de Crédito Fundiário, as quais beneficiarão 249 famílias. Fizemos essa solicitação para ajudar os pequenos produtores a enfrentar a baixa do Lago de Sobradinho, pois a previsão é que este ano a cota deverá ficar no volume morto”, informou Josivan Souza.
A unidade de processamento de polpas de frutas que será inaugurada em Sobradinho é resultado de convênio assinado entre a Associação Agrícola Vale do Paraíso, localizada as margens do canal da Serra da Batateira, junto a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, por meio da SUAF, Superintendência de Agricultura Familiar.
Por Jucinei Martins
0 comentários