A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a vacina antirrábica de cultivo humano, até então administrada no posto de saúde do Angari, passa a ser realizada nas unidades da Vila Jacaré e do João XXIII. Entretanto, os usuários que já começaram o tratamento no Angari, irão concluir nessa mesma unidade.
A diretora de Atenção Primária, Simone Freire, explica que a mudança aconteceu com intuito de desafogar os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angari. "Além disso, com a ampliação do número de unidades, sendo a da Vila Jacaré próxima do Centro e a do João XXIII próxima aos bairros mais afastados, como João Paulo II e Parque Residencial, vai melhorar a questão do acesso dos usuários", afirma.
Em caso de possível transmissão de raiva, o paciente deve primeiro ir para seu posto de saúde de referência para ser avaliado por um profissional. Se for constatada a necessidade da vacina, o usuário será notificado e encaminhado para uma das unidades. Chegando ao posto de saúde referenciado, a primeira via da notificação deverá ser apresentada.
A raiva pode levar a morte em quase 100% dos casos. Alguns sintomas da doença nos humanos são: coceira, dor de cabeça e coma. Já nos animais, pode haver salivação em excesso, mudança de comportamento, fuga ou morte. O Ministério da Saúde recomenda que a vacinação nos homens seja feita em casos de mordidas de animais não vacinados, ou desconhecidos. Dependendo do caso, a vacina pode ser feita em até cinco doses.
Andréa Meireles/ Ascom PMJ
0 comentários