“PREFEITURA E CORREIOS FAZEM BESTEIRA COM OS CEPS EM JUAZEIRO” DIZ MUNÍCIPE

Os Correios e a Prefeitura de Juazeiro, estabeleceram entre si uma Parceria para aposição dos respectivos CEPS nas ruas da nossa cidade, até aí, tudo bem, tudo bonito, excelente, até porque, esta é uma medida que de há muito se faz necessário.

Contudo, muitas ruas aqui de Juazeiro, tiveram seus CEPs já existentes, trocados, incluindo as ruas do Parque Centenário, as quais já possuem, há muito tempo, os respectivos CEPs, devidamente fornecidos pelos Correios.

Vale registrar e repetir, que Parque Centenário, já possui, há cerca de 10 anos, todas as suas Ruas devidamente nomeadas e com os seus respectivos CEPS, repita-se, mais uma vez: Fornecidos pelos Correios.

Acontece que ao invés dos Correios junto com a Prefeitura, cuidarem e se preocuparem em colocar CEPS somente nas ruas que ainda não o possuem, o que acontece com a maioria das ruas aqui em Juazeiro, acharam por bem, ou por mal, mexer no que já estava feito, funcionando já há uma década, ou seja: Sem o menor aviso prévio ou posterior à população em geral, trocaram os CEPS de muitas destas ruas espalhadas pela cidade, ao mesmo tempo que trocaram, indistintamente, todos os CEPs de todas as ruas do Parque Centenário.

Tudo isto, repito, sem dar conhecimento a ninguém, seja individualmente ou pela mídia radiofônica, impressa e virtual.

Quais serão as consequências imediatas disto tudo?

A princípio, de imediato, provocará confusão geral entre aqueles que fazem uso dos serviços prestados pelos Correios que desconhecem esta troca de CEPs, haverá a necessidade de atualização de todos os endereços junto às prestadoras de serviços, OI, Coelba, SAAE, Telefonia Móvel, Internet, Bancos, Financeiras, Repartições Públicas, Administradoras de Cartões, etc, etc, além de um monumental extravio de correspondências em geral, cartas, faturas, avisos, extravios de encomendas com todas as consequências previsíveis e imprevisíveis deste ato.

Quem responderá por isto, os Correios ou a Prefeitura?

Quem assumirá e responderá judicialmente pelos prejuízos advindos desta medida irresponsável, descabida, insensata e desnecessária no que diz respeito às ruas que originariamente já possuem CEPS oficiais?

Os Correios afirmam que atendendo a Parceria feita com a Prefeitura de Juazeiro, foi feita uma adequação em razão do crescimento da cidade, mas, que adequação é esta, que interfere e altera o que já existe e funcionando há 10 anos e não se atem em apenas se colocar os CEPs só nas ruas que não o possuem, ou seja: Completar o que falta, o que por si só já é muita coisa!

Haveria algum motivo, alguma razão concreta, inquestionável para que Correios e Prefeitura fizessem o que fizeram de forma silenciosa e irresponsável?

O que foi feito no Parque Centenário/Novo Encontro, por exemplo, não foi uma adequação, mas uma desorganização completa do que já existia, do que era oficial e funcionando perfeitamente já há 10 anos.

Trocaram todos os CEPs das ruas deste bairro, além disto atribuíram mais 2 CEPS para uma mesma rua, no caso, Rua Agapanto e Rua Madressilva, as quais passaram a ter 3 CEPs, o já existente e mais 2 acrescentados agora; colocaram a rua Madressilva em bairros dos quais ela não faz parte, suprimiram uma rua existente no Parque Centenário, ou seja, Rua Igarapé CEP 48900-474.

Tudo isto feito em silencio sem o menor aviso, sem o menor alerta, prévio ou posterior, à população interessada que seria afetada com estas mudanças.

Diante disto eu pergunto: Quem responderá por esta troca insensata e absurda?

Por qual motivo ela foi feita uma vez que, aparentemente, não exista nenhum, ou nenhuma razão concreta que a justifique?

Termino com a pergunta: O que os Correios farão com as correspondências e encomendas direcionadas aos CEPs substituídos em nossa cidade, visto que em muitos grandes centros urbanos a Triagem de Correspondências é mecanizada, quando o CEP não bate a correspondência é excluída do sistema?

Devolve-las ao remetente, envia-las à Posta Restante ou incinerá-las?

O Ministério Público, através do seu Defensor Público afirmou, quando de uma entrevista ao programa Geraldo José na Rádio Transrio que esta substituição de CEPS, até para preservação de direitos não poderá ser feita antes da publicação de um Edital especifico, informando previamente à População em geral sobre esta troca.

E agora, como ficaremos?

Com a palavra, os Senhores da Prefeitura e dos Correios...

Respeitosamente,

Joaquim Ferreira Mendes

Joaquim Ferreira Mendes Imagem Ilustrativa