Após o recebimento de denúncias sobre maus tratos a animais no Distrito de Itamotinga, nesta segunda-feira (24) a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal se deslocaram até a Fazenda Catingueira para checar a informação. Mesmo sabendo dos ferimentos, os proprietários se recusaram a tratar o animal. A equipe iniciou busca em um raio de quase 500m, e constatou que, na verdade eram três animais feridos, mas apenas um foi encontrado com ferimentos por todas as partes do corpo.
A busca pelos outros animais está sendo realizada. Para Dan Ramos, representante de uma ONG protetora de animais em Juazeiro, e que acompanhou a equipe, o próximo passo é cuidar do animal que foi recolhido. "Junto com amigos veterinários vamos cuidar dos ferimentos desse animal e continuar as buscas junto aos moradores do distrito para o resgate dos outros jumentos", pontuou.
O trabalho da Secretaria é de acordo com o Art. 455 da Lei 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa onde relata que: será apreendido todo e qualquer animal que submetido a maus tratos; mantido em condições insalubres de alojamento e que estejam em desacordo com as disposições desta Lei.
Débora Sousa/PMJ
5 comentários
25 de Apr / 2017 às 07h35
Parabéns SEMAURB pelo trabalho e preocupação com ser indefesos, e parabens ao Dan Ramos pela iniciaiva, que Deus coloque mais pessoas assim no mundo. Deus abençoe a todos.
25 de Apr / 2017 às 07h37
Deveria proibir o uso de carroça... Isso também é maus tratos. Me deparei essa semana com uma carroça carregada de ferro saindo de uma loja grande próxima a lagoa de Calu. O normal se arrastava na BR e em cima o dono dando lapadas. Triste isso
25 de Apr / 2017 às 08h10
Quero parabenizar a Secretaria pela atitude, e também a Dan Ramos pelo ótimo trabalho que realiza em prol da sociedade em defesa dos animais. Parabéns, estão no caminho certo, espero que continuem com as fiscalizações, pois Juazeiro e Petrolina precisa muito desse tipo de atitude.
25 de Apr / 2017 às 08h34
CONCORDO. DEVERIAM PROIBIR EM JUAZEIRO O USO DE CARROÇAS. ESSES ANIMAIS SÃO MALTRATADOS, CARREGAM NESSAS CARROÇAS PESOS EXORBITANTES E BATEM NOS COITADOS DOS ANIMAIS É DE DAR PENA. OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS DEVE TOMAR PROVIDÊNCIA QUANTO A ISSO.
25 de Apr / 2017 às 16h14
PARABÉNS. TEM QUE SER ASSIM MESMO, PROÍBAM CARROÇAS ESTOU CANSADO DE VER ANIMAIS LEVANDO LAPADAS DO DONOS COM A CARROÇA CHEIA DE PESO. O CERTO É COLOCAR OS OS DONOS NO LUGAR DOS ANIMAIS PRA VER SE ELES GOSTARIAM E DESSE A LAPADA NELES PRA VER SE É BOM. PARABÉNS MAIS UMA VEZ CONTINUEM E CADEIA NESSES COVARDES. OBRIGADO.