O bairro do Angari, um dos mais antigos de Juazeiro, está precisando de atenção do Poder Público Municipal. Esta semana, os moradores convidaram a reportagem do Blog Geraldo José para observar “in loco” a situação que está causando grande desconforto para mais de 60 famílias que residem na referida comunidade.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Angari Carlos Augusto, popular Neguinho, cerca de doze (12) redes de esgoto despejam seus dejetos fecais “in natura” direto no Rio São Francisco.
“Estamos abandonados aqui na resistência, infelizmente os poderes públicos não olham para nossa comunidade, quando olham é discriminando, com preconceito achando que o lugar é negativo demais e para eles aqui não há moradores. Há invasores e isso não é verdade” reclamou o líder comunitário.
“Nós já estivemos nas diversas secretarias e quando a gente chega somos tratados com indiferença. Nós precisamos de saneamento, de limpeza, o entorno do Angari virou uma grande floresta e por esta razão, o local virou ponto de desova e tentativas de estupro. Nós colocamos quatro postes e a Coelba até hoje não veio complementar a rede de energia elétrica, além do que a coleta de lixo também não é feita em nosso bairro. Como pagar taxa de lixo e de esgoto se não dispomos desses serviços” elencou Carlos Augusto.
Walter Souza, que reside no Lomanto Junior, mas tem familiares no Angari, endossou as reclamações do comunitário. “Antigamente o povo tomava banho aqui, mas hoje com tanto lixo o povo que se banha deve estar tudo contaminado. A situação do Angari hoje é de calamidade tudo por conta do abandono por parte do Poder constituído” frisou Walter.
Erenilton, popularmente conhecido por Leleco, de 56 anos, é um dos mais antigos no bairro. “Se pelo menos limpasse as margens do rio, mas nem isso fazem. O básico. Aqui eles querem fazer é ancoradouro de lancha, prédio, ou seja, querem ganhar dinheiro, mas o básico para a comunidade eles não fazem. O ex-prefeito (Isaac Carvalho) reside neste prédio aqui do lado, e quando dirigiu o município passava todos os dias aqui e nunca fez nada. Nem em época de eleição. Aqui só tem desprezo” reclamou Leleco.
Ao concluir a reportagem Carlos Augusto, presidente da Associação, fez um convite ao prefeito Paulo Bomfim para visitar o Angari e ouvir os reclames dos moradores.
SUPERINTENDENTE DE CULTURA
Durante participação no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (20) o Superintendente de Cultura e Turismo do Município Maurício Dias informou que um grande projeto foi planejado para requalificação de toda orla da cidade, inclusive, do Angari, e está faltando apenas a licitação para início das obras em parceria com o Ministério das Cidades.
Da redação
12 comentários
21 de Apr / 2017 às 11h13
Com milhões e milhões que entra nessa prefeitura. Juazeiro não dá sorte com prefeitos. Não tem um. A cultura de antigos prefeitos, passa para os novos, do que sobra da aculturação deixa dentro da prefeitura. E emprega, pelas antigas pessoas que condicionam o novo prefeito a cultura do nada, que leva a realimentar a prática. E cuidado do mesmo jeito, em um ciclo infinito.
21 de Apr / 2017 às 12h05
Do que adianta fazer uma obra que abrangera uma grande extensão da orla da cidade e deixar de lado o Angari? Será que esse bairro não faz parte da cidade e nem da nossa orla? O que falta em Juazeiro é um debate entre a população e os governantes(prefeito e vereadores), debate esse feito em praça pública e transmitido pelas emissoras de rádio e a TV local. Mas kadê macho pra fazer isso? A imprensa toda apoia Isaac/Paulo Bonfim e os edis, pois recebem VERBA e sem essas VERBAS não conseguem se manter....... E com isso o POVO se lasca
21 de Apr / 2017 às 15h35
Hoje Brasília ta cheia de Ladrões e Moru PSDF so pensa em prender LULA dos assalariados? A irmã de Aeciu Tucano com milhões no estrangeiro Moru tucano não prende?
21 de Apr / 2017 às 15h58
Políticos só querem usufruir do dinheiro público e o resto é resto. O País está a míngua. O Rio tá aí morrendo... O q eles fazem!!Nadas. Só se fazem q cuida do Rio. Altas campanhas q falam em preservar o Rio. Cadê por isso em Prática. Vergonhoso. Esgoto indo parar no Velho Chico. Se vira prefeitura ... O Angaria tem q se manifestar. Façam protestos. Interditem o trânsito, fechem a prefeitura só assim eles dão uma resposta
21 de Apr / 2017 às 19h15
ESSE ANGARI TEM QUE SAIR DO MAPA. DEVERIAM INDENIZAR E FAZER UMA ORLA BONITA E TURÍSTICA PARA TODOS.
21 de Apr / 2017 às 21h06
O Angarí merece passar por um processo de urbanização, a fim de levar dignidade para as pessoas que moram lá. A antiga vila de pescadores e que ainda tem essa vocação, merece e deve ser reconhecido principalmente pela sua história dentro da história de Juazeiro.
22 de Apr / 2017 às 06h15
Dois chatos de galocha. O neguinho, ninguém no angari aguenta mais e o Valter, ninguém nas rádios aguenta ouvir o seu lenga lenga. Vão procurar uma troca de roupa.
22 de Apr / 2017 às 07h10
ué, mas o melhor prefeito de todos os tempos, segundo uns marketeiros aí, que governou juazeiro nos ultimos oito anos não resolveu tudo quanto é problema da cidade, tanto é que ganhou o título aí de melhor de todos os tempos?!? estranho...
22 de Apr / 2017 às 10h28
angari tem pessoas boas ? mais o trafico de drogas e grande e pesado ? por outro lado o poder publico tem que fazer alguma coisa no saniamento principalmente e fazer uma limpeza geral no local e os moradores tambem fazer sua parte nao jogar lixo . as pessoas ficam com medo de nadar no angari . a seguranca tem que acontece 24 horas.
22 de Apr / 2017 às 12h44
falta. de respeito com povo juazerense..cade prefeito de juazeiro ba quando agente abre as torneira. da nossa cassa sai a quele mal cheiro na agua .. minha esposa foi ter criança no hospital. clise e, juazeiro ba .. não tinha engesão matherdan a medica disse que ñ tenha previsão de chegar.. deu uma receita para compra nas farmacia..cade prefeito fiscalização ..foi no posto de saude não tinha cartão de vacina .....corrupto tem muito que recebe propina tem muito.. agora cuida da saude do povo ñ tem cade os veriador...para questonar.. sobre isso .. prefeito vala mora no quider piriferia
23 de Apr / 2017 às 00h43
Chama o ministério público federal em Petrolina. Derruba aquele invasão e resolve. Casas a 100 metros dá agua
24 de Apr / 2017 às 19h29
ISAC passa passa, e outros tantos que passaram na vaca leiteira da prefeitura, via promessas de projetos, como esse da orla nova. As lideranças da comunidade deve ser ouvida sim,pois são atingidos diretamente no meio ambiente e que tem leis que os protegem, senão este projeto que se diz desse que esta passando (Paulo Bonfim/Isac) não sairá do papel. Pois o povo unido jamais será vencido. Resistencia.