Nesta semana, no auditório da OAB, com o apoio e incentivo do coronel Alfredo Nascimento, comandante do CPRN, ocorreu o lançamento do Projeto Ronda em Movimento. Essa diretriz faz parte das ações contínuas da Operação Ronda Maria da Penha em Juazeiro, comandada pela capitã Paula Crusoé. O evento contou com um ciclo de palestras que foram ministradas pela major Denice Santiago, comandante da Ronda em Salvador. Ela falou sobre os motivos da criação desse policiamento específico para atender mulheres em situação de violência e com medida protetiva.
A capitã Ivana Almeida falou sobre as relações interpessoais, para que seja possível ter uma melhor comunicação entre os componentes da REDE. O capitão Aureliano Souza falou sobre a importância dos sistemas organacionais e a importância de se criar uma estrutura, onde as engrenagens do sistema funcionem de forma ordenada para que se possa ter maior efetividade e agilidade no serviço jurídico e policial. A senhora Katussia Almeida falou sobre sua vivência com mulheres vitimadas por esse mal que ainda predomina no país, algo que ainda está vinculado à uma conduta cultural.
Também estavam presentes representantes da Polícia Civil, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como representantes das organizações que fazem parte da Rede de enfrentamento à violência contra a mulher e representantes da prefeitura municipal de Juazeiro.
O intuito do evento foi estreitar ainda mais os laços de cooperação entre os órgãos necessários para garantir a integridade física, psicológica, moral e financeira da mulher que é vítima de violência. A presença da criadora da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, indica a importância necessária de se dar mais segurança às mulheres que mais precisam.
0 comentários