Sento-Sé, cidade localizada na borda do Rio São Francisco, sendo o terceiro maior município do estado em extensão territorial, com a maior área de caatinga preservada do planeta, é hoje uma gigante nacional na geração de energia sustentável.
A cidade tem todos os requisitos para ser desenvolvida tanto no aspecto social quanto no estrutural, com potencial gigantesco para o agronegócio e turismo. Entretanto, a cidade vive um verdadeiro estado de calamidade, uma crise econômica assola o município há anos, empresas fecharam as portas agravando o desemprego na cidade, a falta de oportunidade na cidade fez outro número crescer: o de pessoas que emigram para as cidades ciclo-vizinhas, o município não dispõe da estrutura básica para atender as necessidades da população.
Com todo esse potencial e esse vasto território fazendo divisa com dez municípios do Norte, a cidade é completamente isolada, tem apenas um acesso pela BA 210 que se encontra destruída há mais de uma década, esse foi um dos agravantes para perda comercial do município que, anos atrás, era considerado o maior produtor de cebola do norte-Nordeste e um grande exportador da fruticultura irrigada.
O governador do estado, Rui Costa, em uma de suas visitas eleitorais na cidade chegou a prometer um Aeroporto na cidade, que nem estrada para o escoamento da produção tem, o fato é que o governo petista ao longo de seus mandatos no estado governou visivelmente de encontro ao interesse da população do município, não apenas na negligencia evidente da BA, mas também na falta de políticas públicas voltadas para a região.
A BA 210 não acabou somente com o progresso da próspera cidade, acabou também com o sonho de pessoas que perderam suas vidas ao longo desses 12 anos de descaso com a população sento-seense, então, a cidade é carente de olhos de gestores que tenham compromisso com seu povo.
Gabriel Pacheco Neto - Natural de Sento-Sé e Estudante de Jornalismo na UNEB - Juazeiro
14 comentários
02 de Apr / 2017 às 17h17
POIS É,E VOCE AINDA ACREDITA EM PROMESSAS DE PETISTA...
02 de Apr / 2017 às 17h59
O Brasil todo ta assim; afundado sem esperança. MT, Gatinho Angora, Aeciu, Boksonaro, Moru, Tiririca tirou uma mulher honesta Dilma para lascar com os Trabalhadores. A esperança e LULA agora. Hoje Brasília ta cheia de Ladrão, Turma de Cunha
02 de Apr / 2017 às 20h58
"Como contar nos livros de História que o deputado que presidiu a sessão que resultou no impeachment de uma presidente eleita, foi condenado a 15 anos por corrupção e que a presidente afastada não responde a nenhuma ação criminal?"
02 de Apr / 2017 às 22h00
E para piorar a situação, a atual administração ainda tem um MILITANTE SOCIALISTA da esquerda caviar como funcionário fantasma.
02 de Apr / 2017 às 22h35
Bárbara pelo o amor de Deus leia a matéria, foi a negligência do governo do PT na Bahia que levou a isso. A duplicação nunca saiu, as estradas da nossa região é uma vergonha o PT sempre foi bem votado nesta região mas não correspondeu as expectativas.
02 de Apr / 2017 às 22h38
Bárbara pelo o amor de Deus leia a matéria, foi a negligência do governo do PT na Bahia que levou a isso. A duplicação nunca saiu, as estradas da nossa região é uma vergonha o PT sempre foi bem votado nesta região mas não correspondeu as expectativas.
03 de Apr / 2017 às 09h38
Parabéns ao jovem jornalista essa é a triste realidade que vivemos ao longo dos anos rogamos a Deus que esse governo que ai está se sensibilize com essa calamidade que ai está, estamos cansados de promessas pagamos nosso impostos em dia somos perseguidos por policiais nas margens dessa estrada só para ser corrompidos por alguns vejam o trecho de Juazeiro ate o salitre vergonha total pior fica uma viatura da nossa gloriosa policia exigindo veículos em condições de transito e documentos em dia.Que inveja eu tenho do vizinho estado de Pernambuco aonde as estradas são muito bem cuidadas.
03 de Apr / 2017 às 10h56
Tem muita gente cega igualzinho a Barbara. como tenho dito: toda paixão é cega!
03 de Apr / 2017 às 11h41
Depois aparece um bando de pra nada, para defender este partido que iludiu o povo com dinheiro publico, através de programas socias e deixando o País endividado devido os roubos da turma do pt e seus aliados, comandados por ele mesmo, que vocês estão pensando agora ao ler este comentário. O que me deixa mais triste é saber que o governo atual de sento-sé, nunca esteve nem ai para os problemas quando estavam fora, pois fazia parte do governo estadual do pt, a não ser servir de moeda de troca no governo Isaac em juazeiro. Que agora vai ter que pagar o apoiando a deputado federal. politicos!
03 de Apr / 2017 às 11h47
Parabéns pelo texto meu jovem. Falta vontade politica e engajamento nessa causa. Estamos padecendo com essa estrada há decadas. É nosso inferno de cada dia! Esqueçamos nossas diferenças policitacas nesses momentos e louvemos a atitude de quem escreveu o texto, pois são publicações dessa natureza que chamam a atenção da "calhorda" politica da nossa região.
03 de Apr / 2017 às 15h36
Belo texto, realmente Sento Sé anda esquecida, porém é uma cidade com potencial enorme!
03 de Apr / 2017 às 16h40
Senhor Cordeiro: faço das suas palavras, as minhas!
04 de Apr / 2017 às 07h19
Nossa gente, coitada, sobretudo por sua ignorância - diga-se também promovida por políticos -, teria um dia que se atentar, buscar o mínimo de percepção, e saber votar. A Empresa Agrícola que acendeu durante uma década a luz do fundo poço que fazia essa cidade dormir, provavelmente a mesma que gerou o apagão até então, levando em conta que por trás dela havia um político sabido depois seu maior acionista. Todo o município Sentoseense parece depois querer se reacender com o alavancar, à princípio de Parques Eólicos travados no Distr. de S. Pedro, e daí prá lugar nenhum desta Seara esquecida!
04 de Apr / 2017 às 12h09
Aplausos para o seu comentário, Sr. Naelson ! ! ! . . . Para completar, Sento-Sé vem padecendo pela inoperância política (sempre voltada à bel conveniência partidária), cuja aceitação deve-se também à essa gente satisfeita com qualquer migalha posta à mão. Sento-Sé, enfim, é a cara da republicazinha ainda denominada brasil que os nossos brasileirinhos tanto vem amargando nos últimos anos, sem qualquer reação ou disposição de um BASTA em toda esta VERGONHA!