O Programa Qualifica Petrolina, lançado pelo prefeito Miguel Coelho em janeiro deste ano, ofertará vagas em cursos para crianças e adolescentes de famílias beneficiárias de programas sociais, a exemplo do Bolsa Família. Os cursos oferecidos serão violão e violino direcionados para os moradores dos bairros: Jardim São Paulo; Cacheado; Quati I e II, Nova Vida I e II.
Serão ofertadas 30 vagas (10 de violino e 20 de violão) e as inscrições acontecerão na próxima quarta-feira (22), às 08h na AME do bairro Cacheado. É preciso levar RG do aluno e o número do NIS e/ou o cartão do Bolsa Família. Além das inscrições nos cursos, serão ofertados atendimentos do Bolsa Família e a emissão da Carteira ID Jovem.
Os cursos são frutos de uma parceria com a Escola de Música Mosaico, através do professor Kallel Cavancanti. O professor relata que será trabalhada a percepção rítmica, melódica e harmônica, além da prática instrumental, que promoverá o aumento da capacidade de concentração, memória, afastando as crianças das ruas através de uma atividade prazerosa: a prática musical.
A secretária executiva de Direitos Humanos, Bruna Ruana, afirma que a ação vai muito além da formação técnica desses alunos, uma vez que representa uma estratégia de enfrentamento à vulnerabilidade social desses, sendo a música um instrumento facilitador da inclusão social. Além do componente teórico-prático da música, os alunos terão noções de empreendedorismo, sendo esse um importante instrumento para o crescimento econômico e desenvolvimento social pessoal e coletivo.
As aulas acontecerão na Igreja Católica, do bairro Jardim São Paulo, nas terças e sextas, no turno da manhã, com início previsto para o dia 28 de março.
Ascom/Petrolina
0 comentários