Os municípios de Juazeiro e Remanso recebem a partir de hoje (16) as Caravana Pedagógicas do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens da Orquestra Encanto do Acolher, de Juazeiro, do Projeto Cantando o Sertão, de Pilão Arcado, e AMUSE - Associação Musicalizando o Sertão, de Remanso, devem participar dos encontros. Em Juazeiro, a caravana acontece nos dias 16 e 17 de março, na Instituição Professora Cristina. Já em Remanso, será realizada nos dias 18 e 19, na Escola de Música Municipal Hermes Teixeira de Freitas e Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Durante os encontros, os alunos terão oficinas de técnica instrumental e prática orquestral com os jovens multiplicadores do NEOJIBA. Além disso, alguns instrumentos dos projetos parceiros em Remanso e Pilão Arcado serão restaurados, a partir de uma oficina que será realizada pelos profissionais que atuam no Atelier Escola de Lutheria (AEL) do NEOJIBA. Todas as atividades são gratuitas e integram as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA.
O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Juazeiro, tem o apoio da Orquestra Encanto do Acolher eInstituição Professora Cristina. Em Remanso, conta também com o apoio do Projeto Cantando o Sertão, AMUSE e UAB.
Caravanas Pedagógicas
Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades são gratuitas e contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.
Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
Ascom/Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
0 comentários