O prefeito Paulo Bomfim se reuniu com o diretor da Moscamed Brasil, Jair Fernandes Virginio, para tratar do início das atividades de monitoramento e controle do Aedes aegypti no Distrito de Carnaíba do Sertão. O Secretário da Saúde, Plínio Amorim, participou do encontro e colocou a estrutura da pasta à disposição, assim como o Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira.
A preocupação com o Aedes, vetor de mais de 24 doenças, é mundial, o que torna este projeto pioneiro não somente no país, mas no mundo. "Nós estamos colocando Juazeiro numa posição de destaque no campo da ciência e da tecnologia que hoje está sendo desenvolvida aqui. O prefeito hipotecou apoio ao projeto e se comprometeu em nos auxiliar, juntamente com o secretário da Saúde. Estamos somando esforços para que a gente o mais rápido possível possa aportar uma solução para o controle desse vetor", declarou Jair Fernandes, diretor da Moscamed.
O executivo da empresa de pesquisa ainda ressaltou a importância da parceria entre as instituições. "Não há como dissociar esta ação do envolvimento do poder público. É imprescindível que todas as instituições que atuam possam estar envolvidas, tanto a Secretaria Municipal de Saúde, como a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Pretendemos continuar com este apoio para que a gente possa conseguir ainda mais êxito no controle desse mosquito que ainda tanto nos preocupa", concluiu.
Para Plínio Amorim, esta é uma parceria importante, pois consolida com o trabalho já realizado pela secretaria da Saúde no controle de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. "Nós já desenvolvemos um trabalho preventivo que nos torna referência no controle destas doenças provocadas pelo Aedes. Vamos ampliar esta atenção e proteger ainda mais a nossa população", assegura o secretário.
De acordo com o Prefeito Paulo Bomfim, o município vai manter a parceria e que agradece pela confiança depositada na gestão. "Fico grato por ter um grupo e uma gestão de credibilidade. As instituições confiam em nosso trabalho e isso nos fortalece e estimula para trabalhar ainda mais pela cidade e pelas pessoas. A Moscamed já é parceira e vamos conservar esta parceria, colocando a estrutura necessária para que as pesquisas de controle do mosquito Aedes continuem sendo exitosas", finalizou o prefeito.
Raphael Leal/Ascom PMJ
2 comentários
15 de Mar / 2017 às 18h08
E PORQUE NÃO SE APROVEITA A OPORTUNIDADE PARA SE INICIAR PESQUISAS PARA SE ENCONTRAR UMA FORMA PARA O CONTROLE BIOLÓGICO EFICIENTE DAS MURIÇOCAS ?
15 de Mar / 2017 às 19h16
Aonde a vaca vai o boi vai atras. Transgenicos não. Agroquimico da Juagro tb não. Gogó, Tiano e Cicero Felix: Sabem 5mesir este impacto socio-ambiental? Clm certeza esses da foto nao sabem.