Cada leitor que assistiu ao noticiário da última semana viu a dor de milhares de caminhoneiros com os seus caminhões atolados, com carga às vezes perdida ou em longa fila de espera na Rodovia Transbrasiliana, mais conhecida como Belém-Brasília, hoje oficialmente denominada de Rodovia Bernardo Sayão - justa homenagem ao seu primeiro engenheiro -, ou ainda uma infinidade de denominações de BRs que integram o seu percurso total de 4.355 quilômetros de extensão do Norte ao Sul do país, certamente sentiu uma sensação de tristeza e abatimento diante de tanto descaso e abandono. Prejuízos diários avaliados em dez milhões de reais!
Considerada como a quarta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), por essa rodovia a cada safra anual são escoadas milhões de toneladas de grãos de soja e milho para exportação através do Porto de Santarém, no Pará, de grande impacto em nosso comércio externo de grãos. Mas, as péssimas condições de tráfego nos trechos ainda hoje sem pavimentação asfáltica, determinam a perda de grande quantidade de toneladas, seja nas filas dos atoleiros ou mesmo porque não chegam, se quer, a ser colhidas pelos heroicos produtores rurais da região centro-oeste e norte, face à inviabilidade de remoção dessa extraordinária produção.
Não é possível fazer uma análise desse sofrido cenário, sem voltar a 60 anos atrás (1956), para recordar e fazer justiça àquele que iniciou tudo isso como um exemplo raro de político de respeito e estadista que esse país já teve: Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK! A partir de um fantástico e audacioso projeto de desenvolvimento ele lançou um Plano de Metas para realizar 50 ANOS EM 5. Com projetos de grande envergadura implantou a indústria de automóveis e fabricação de navios, a construção de Brasília, além do desejo de construir uma rodovia que ligasse o país desde o Norte até o Rio Grande do Sul.
Ainda que a sua trajetória tivesse de passar centenas de quilômetros por dentro da Floresta Amazônica, sujeitando os seus 5.000 operários desbravadores às intempéries mais absurdas, seja com o assédio hostil dos indígenas ou a morte pela febre amarela, corretamente ele visualizou que essas duas grandes obras iriam promover a interiorização do desenvolvimento e o povoamento urbano do centro-oeste/norte do país, fato que efetivamente se concretizou. Ao contrário disso, ao passar o tempo aconteceu uma total inversão de valores, em que a política de geração de trabalho e crescimento foi sendo trocada por um modelo populista/clientelista/egocentrista, onde não só faltam Metas à maioria dos governantes, como, às vezes, conseguem destruir 50 anos de história em 5! Estamos de olho...!
Outro fato absolutamente inacreditável e inconcebível ocorreu no município de Formoso do Araguaia-TO, onde o prefeito candidato à reeleição em 2016 teve como meta derrubar uma ponte sob a justificativa de que no seu governo seria construída uma nova! Enquanto essa promessa eleitoreira não se concretiza, até hoje, imagens deprimentes mostram crianças atravessando o rio nos ombros dos pais para irem à escola, e idosos passando por dentro do rio com intensa correnteza, ou perigosamente por uma estreita pinguela colocada recentemente. É doloroso ver crianças e idosos chorando apavorados nessa louca travessia! O povo foi ingenuamente iludido, e o irresponsável do candidato... reeleito!
Esses dois exemplos mostram à sociedade a distância de caráter e diferença de propósitos entre os dois perfis de políticos, nos dois tempos diversos, evidenciando que há um processo de deterioração progressiva nos níveis de vocação política e respeito com a vida do cidadão. Enquanto um projetava e construía para um futuro melhor, o outro usou do engodo e da mentira para realizar a sua conquista pessoal.
Embora a Belém-Brasília tenha sido um sonho de Juscelino que se tornou realidade, faltou compromisso e vontade aos que o sucederam nos últimos 60 anos para concluir a pavimentação asfáltica dessa rodovia na parte norte do país. Quem sabe, talvez a LAMA que hoje predomina nos trechos não pavimentados tenha ficado para justificar, de forma emblemática, a LAMA da indecência que se alastrou no país, emporcalhando a vida pública nacional e envergonhando a tudo e a todos!
AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
12 comentários
12 de Mar / 2017 às 23h13
GRANDE AGENOR, tema desenvolvido com muita propriedade. Falou e descreveu a mais pura realidade do momento. Sabemos que é possível fazer quando se quer, e o exemplo foi dado voltando ao passado... Agora, quando o foco é encher os bolsos, sacolas e as contas lá fora aí a coisa fica realmente enlameada mesmo...!!!
12 de Mar / 2017 às 23h17
Como é triste e dolorosa esta dura realidade que nos aflige. Observando sua escrita com a caneta me recordo do companheiro Paulo Henrique Amorim na sua obra “O Quarto Poder”, que correlata uma parte desse engodo. (Salvador-BA).
12 de Mar / 2017 às 23h19
Tenho a honra de compartilhar esse artigo. Ele mostra uma realidade cruel do descaso dos políticos que governam o país e especialmente a região norte, pois até mesmo para transportar nossas riquezas não planejam a infraestrutura necessária. (Belém-PA).
12 de Mar / 2017 às 23h21
Realmente você foi no cerne da questão. Esse lamaçal existente numa estratégica estrada, cujo destino é interligar à maior estrada natural representada pelos Rios da Região Amazônica, Tapajós e Amazonas, por onde pode alcançar o Porto de Escoamento dessa grande produção de grãos do Centro-Oeste para o Mundo. Todo esse emporcalhamento que se alastrou no País, está associado a essa realidade que engessou o escoamento dessa elevada produção de grãos, por falta de escrúpulo dos políticos medíocres, insensatos, que não têm noção dos problemas de logísticas que o nosso País enfrenta até hoje...
12 de Mar / 2017 às 23h22
... elevando, assim os custos que poderiam servir de ganhos aos nossos produtores. Sobre a derrubada da ponte em Formoso do Araguaia, é um fato irrefutável de práticas de demagogia, insensatez, engodo de políticos de modo geral, para ludibriar o povo, principalmente, daquele lugar que reelegeu o Prefeito; agora, essa população que depende da ponte está atravessando o Rio, principalmente crianças e idosos sob perigo iminente das correntezas e animais peçonhentos existentes naquele Rio (Manaus-AM).
13 de Mar / 2017 às 03h04
Concordo em parte. Porque a pior Lama ta em Brasilia. Veja que os porcos tao na Lama. CUnha PmDB junto com Aeciu PSDB Tiraram uma presidenta honesta Dilma eleita pelo povo para colocar um traira Mixeu Temi do PMDB que so faz corta o que Presidente Lula fez??
13 de Mar / 2017 às 03h12
Pior Lama foi Moru PSDB acabar com as empresas do Brasil Odebrecht e OAS causando desemprego e deixar os MT, Gatinho Angora, Caju PMDB e o Careca, Santo, Minerinho PSDB solto?? Os porcos tao soltos fazendo a pior Lama da historia, veja na internet no blog 247brasil e no Conversa Afiada e no jornal Nassf.
13 de Mar / 2017 às 03h43
Lama eh pouco!! Renan confirma que Cunha é o Marcola do Mixeu Temer; ele é o líder que comanda da cadeia a quadrilha que tomou o poder de assalto com o golpe de Estado. Para Renan, Cunha “exerce sim influência diretamente de sua cela, em Curitiba”. Camacho Marcola, para recordar, é o líder maior da organização criminosa PCC [Primeiro Comando da Capital], que ostenta seu poder comandando as operações da quadrilha mesmo de dentro da penitenciária de máxima segurança, onde cumpre longa pena de prisão. Onde ta o Moru IMparcial PSDB??
13 de Mar / 2017 às 06h39
Os primeiros depoimentos dos delatores da Odebrecht Nesta segunda-feira, às 9h30, Emilio Odebrecht, Pedro Novis e Márcio Faria vão prestar seus primeiros depoimentos como delatores, obrigados a dizer a verdade... A maior fraude do Brasil será desmascarada Hoje deve ser o dia mais importante dos últimos vinte anos.Ele vai entregar Antonio Palocci. E, depois de entregar Antonio Palocci, vai entregar Lula. Emilio Odebrecht vai explicar a Sergio Moro que a propina paga por sua empreiteira alimentou a maior fraude política da história do Brasil. (O Antagonista) [email protected]
13 de Mar / 2017 às 08h11
Agora desde 2013, pré-campanha eleitoral, eté hoje, retrocederam o país, mais de 40 anos para tirá-lo a qualquer custo do poder, nem que para isso tivessem que destruir o Brasil. Lula foi muito maior que JK, não é a toa que é o político mais odiado por essa classe vesga, e por essa gente burra que o odeia.
13 de Mar / 2017 às 08h13
Um retrato perfeito do descaso público. Quando leio seu tema de hoje, Agenor, que nos traz com muita propriedade a péssima gestão publica brasileira, fico na dúvida se a pior situação no Brasil é a corrupção ou o despreparo (escolha intencional? ) da grande maioria dos gestores públicos. Pois são apenas indicações políticas para cargos onde deveriam estar administradores. E o fundamental você frisou: " a distância de caráter e diferença de propósitos entre os dois perfis de políticos..." . Continuo a ter esperanças apenas na próxima geração de brasileiros. FOZ DO IGUAÇU-PR.
13 de Mar / 2017 às 09h00
Ótimo comentário. Uma verdadeira aula.