A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participa até amanhã (7), no Rapport Hotel em Juazeiro, da Oficina Rota do Cordeiro – Diagnóstico Local e Carteira de Projetos, que objetiva apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos e levantar informações pertinentes sobre as necessidades do setor na região. O Programa Rota que é executado da parceria entre o Ministério da Integração Nacional e a Embrapa, contempla regiões no semiárido brasileiro que são tradicionais produtoras de caprinos e ovinos.
No Brasil existem 13 regiões polos (com potencial caprino e ovino) que estão sendo trabalhadas, fomentando o desenvolvimento do setor e Juazeiro é uma delas. De acordo com a secretária, o trabalho é de fundamental importância para uma região que é destaque na produção de caprinos e ovinos. "A região de Juazeiro possui o primeiro maior rebanho de caprinos do país e o segundo de ovinos, nada mais justo que o município seja um dos polos para implantação do projeto", disse Maraiza.
A Gestora Pública da SDR do Ministério da Integração Nacional, Joana Nemoto, destacou os trabalhos que serão desenvolvidos durante as ações. "Primeiro iremos fazer um diagnóstico e detectar todos os gargalos da região e buscar trabalhar nessas soluções. O programa trabalha para regularização e padronização da oferta de produtos das cadeias da ovinocultura e caprinocultura, com ampliação da produtividade e do consumo, além de outras questões técnicas, como as melhorias da nutrição, sanidade e padrão genético dos rebanhos", destacou.
Alguns dos objetivos específicos do projeto são garantir a nutrição adequada e a baixo custo durante todo o ano, melhorar as condições de sanidade do rebanho, melhoramento padrão genético dos plantéis, ampliação da produtividade e rentabilidade do negócio, prover soluções inovadoras e sustentáveis para a caprinovinocultura no NSA, regularizar e padronizar a oferta dos produtos da ovinocaprinocultura, dentre outros.
Na ocasião o coordenador do Programa Bioma Caatinga, Carlos Robério Araújo apresentou o programa e falou da sua importância. "O Bioma Caatinga tem o objetivo de, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva de caprinos e ovinos, investir coletivamente no desenvolvimento regional sustentável nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Remanso e Casa Nova", frisou, destacando que “os criadores são orientados a melhorar o manejo do seu rebanho, melhorar as instalações e comercializar seus produtos de forma legal e inspecionada", encerra Carlos Robério.
Também durante o dia foi realizada a dinâmica de construção da Matriz SWOT (ferramenta utilizada para fazer análise de cenário) do polo e a dinâmica de construção da visão de futuro do polo. Nesta terça, a oficina terá continuidade com a apresentação e validação da visão de futuro do polo, dinâmica de construção da carteira de projetos e definição do Comitê Gestor do Polo Juazeiro/Sertão do São Francisco.
O encontro contou com a presença de representantes da ACCOSSF, IDESA, SUDENE, Codevasf, Banco do Nordeste, Embrapa, Sebrae, Cooafjur, Bahiater, Mineração Caraíba, IDESA, associações e produtores.
Ascom/Juazeiro
1 comentário
07 de Mar / 2017 às 07h30
E AS CASAS DO RESIDENCIAL DR. HUMBERTO, KD OS VEREADORES , MINISTÉRIO PÚBLICO. O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE VERDADE ?