Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional que trabalharam a noite inteira para conter o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE), atestam as condições de segurança da barragem. A estrutura fica localizada entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O vazamento foi contido durante a madrugada deste sábado (4).
"Eliminamos o risco de vazamento. Todo o barramento já foi verificado e não foi atingido. A segurança está mantida", afirmou o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, em entrevista na tarde deste sábado.
O secretário também confirmou que o Ministério da Integração e o Consórcio seguirão integralmente as recomendações do Ministério Público Federal de Monteiro (PB), na Paraíba. Pádua destacou, ainda, que algumas medidas já estão sendo tomadas, a exemplo das ações emergenciais. As demais recomendações serão adotadas ao longo desta semana.
De acordo com o secretário, há cerca de 50 profissionais habilitados integrando a equipe do Ministério no local para diagnosticar as causas do vazamento. "Estamos fazendo uma série de testes e preparando um diagnóstico definitivo. A nossa preocupação em primeiro lugar é com a segurança da população e da obra", disse Antônio de Pádua.
Segurança
O secretário destacou o comprometimento do Ministério com a segurança das obras do Projeto São Francisco e reforçou que os serviços de vistoria e de monitoramento em todos os trechos do empreendimento são feitos de forma contínua. "Fazemos esse acompanhamento em todos os reservatórios, em todas as barragens. Nós temos leituras diárias do comportamento do barramento de cada barragem", garantiu.
Desde o primeiro comunicado sobre o vazamento no reservatório, equipes se dedicaram em tempo integral a conter a dispersão da água e garantir a segurança das famílias que vivem no entorno. Técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto foram pessoalmente - de casa em casa - alertar os moradores de comunidades na região.
De forma preventiva, as equipes do Ministério ofereceram a remoção de cerca de 60 famílias de 10 localidades para áreas seguras. Um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e o canteiro de obras do Projeto São Francisco, todos na comunidade Rio da Barra, estiveram disponíveis para abrigar temporariamente a população que poderia ter sido impactada. Como as casas não foram afetadas, apenas uma família foi removida, mas já retornou à residência.
Sobre o reservatório
As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. O reservatório, que tem comprimento de 1,91 km e 14,39 metros de profundidade, possui capacidade de 2.612.000 m³.
Fonte: MI
3 comentários
05 de Mar / 2017 às 10h36
Vi videos do povo alegre e agradendo a Deus e a LULA. Agua que ia embora para o mar agora ta no sertao . LULA e maravilhoso. MT e Gatinho Angora PMDB e Aeciu e Alquimi PSDB na cadeia de xilindro porque receberam dinheiro da Odebrecht e mataram os rios de Sao Paulo. Veja no blog Tijolaço e no 247brasil. O Moru PSDB de Curitiba parece que eh cego quando eh irma de Aeciu PSDB???
05 de Mar / 2017 às 14h17
Seria um lugar ótimo lugar esse reservatório, para os Barbalho fazerem um criatório de rãs, dando continuidade ao criatório do Pará, com financiamento bancário, tipo daqueles que o velho senador ACM denunciou, forçando Jader Barbalho renunciar a Presidência do Senado Federal, consequentemente o próprio mandato de Senador, para não ser cassado. Tem gente que não se lembra mais desse fato.
05 de Mar / 2017 às 15h19
QUE VENHA SEMPRE,OTONIEL GONDIM, OS SEUS ENDEUZADOD ARTIGOS.ADORA OS LER.MAS, RESPONDA POR QUE TODAS AS OBRAS DO PT SAO MAL FEITAS.OUTRA PROVA ESSA BARRAGEM.JOSEPH QUER VOCE COM ELE. BOM DOMINGO.