AGAPANTO,para quem não sabe,é o nome que se dá a uma flor originaria da África e até onde se sabe, no Brasil ela floresce em outubro, no Equador em junho e nos EUA em dezembro. O nome AGAPANTO é de origem grega e significa: ‘AGAPE’-AMOR... ‘PANTO’-FLOR, resumindo, ‘AGAPANTO’ significa a ‘FLOR do AMOR’!
Esta flor empresta seu nome a uma Rua de Juazeiro, que fica na divisa do Parque Centenário com o Novo Encontro. Se por um lado a flor é bonita, significando o mais belo sentimento que possa passar por um coração humano, o mesmo não se pode dizer da rua que recebe seu nome.
A Rua ‘Agapanto’, inicialmente recebeu o nome de Rua 2, depois Rua 7, a seguir Rua 8, e finalmente, após esforços diligentes de alguns moradores do Parque Centenário, que correram atrás para nomear as ruas deste bairro, ela recebeu este nome definitivo de: ‘RUA AGAPANTO, cujo CEP é 48900-483’.
Vale a pena registrar que, desde o início quando foram escolhidos os nomes para as ruas do Parque Centenário,até o momento em que foram colocadas as 'placas indicativas', identificando com os nomes e CEPS, estas ruas, placas que hoje estão apagadas pelo tempo expondo a má qualidade do serviço feito. Se passaram, exatamente, 12 anos . Só para fornecer os respectivos CEPs destas ruas, o CORREIO demorou dois anos.
Ao longo de pouco mais de 20 anos, só houve uma intervenção da Prefeitura nesta rua, quando foi feito o cascalhamento dela ,não apenas dela, mas de algumas outras ruas deste bairro,foi, contudo, uma obra ‘meia sola’, porque ficaram algumas ruas sem cascalhar.
Na época, de todas as ruas cascalhadas, o cascalhamento da Rua Agapanto foi o que ficou melhor, mas a alegria durou pouco, visto que a obra elevou o nível da rua prejudicando algumas casas quando das chuvas e para resolver, patrolaram a rua para rebaixá-la destruindo com isto o bom trabalho feito e o que restou, foi uma obra em ruínas, problemática sob vários aspectos, que desde então passou a trazer sérias dores de cabeça aos moradores que nesta rua residem.
Vale deixar registrado, que Bandeira enquanto Prefeito, visitando o Parque Centenário, prometeu a alguns moradores que o receberam, que iria pavimentar esta rua, e mais a rua ‘Novo Juazeiro’, a dos ‘3 Postes’; Misael,enquanto Prefeito fez a mesma promessa, se a cumpriram,ninguém ainda foi avisado, porque a rua ainda esta como mostram estas fotos batidas em varias ocasiões.
Esta rua não seria tão importante, não fosse o fato dela, junto com a 'Rua Madressilva', com a qual se interliga, serem ruas estratégicas e ambas poderem, juntas, interligarem seis bairros importantes de Juazeiro, ou seja: Monte Castelo, Parque Centenário, Novo Encontro, Condomínio Parque Centenário, Jardim Bela Vista, Condomínio Morada das Árvores e Jardim Universitário, dependendo, apenas, de uma passagem para veículos por sobre o Canal do Novo Encontro, o que, sem duvida nenhuma, traria grandes benefícios para esta importante região da cidade.
O que se deseja e que se solicita às nossas autoridades, é para que dêem a devida atenção a este pleito dos moradores destes bairros citados,cuidando das prementes necessidades destas ruas,executando estas tão necessárias obras de pavimentação e drenagem e também, construindo esta tão necessária e imprescindível passagem para veículos por sobre o Canal do Novo Encontro, o que melhoraria substancialmente a circulação de veículos, aumentando a opção de deslocamentos para os mesmos que demandarem a esta região.
Contamos com os senhores!...
Joaquim Mendes
3 comentários
27 de Feb / 2017 às 12h16
Bom texto: linguagem simples, nível bom de historicidade e de conhecimento de causa ! Infelizmente as "otoridades" de Juazeirinho não terão a sensibilidade (ou/e talvez competência ) , necessária (s) para fazer(em) algo em benefício da Rua Flor do Amor: estão vestidos de forma patética e sem o devido respeito a liturgia do cargo em terras cariocas !
28 de Feb / 2017 às 01h22
A rua Agapanto virou rua Agapântano
16 de Jun / 2022 às 09h11
Infelizmente não temos autoridades que vejam que a necessidade de fazer algo nessa rua Agapanto vai além de benfeitorias e sim a necessidade de fazer com que não sofremos com os alagamentos que nos últimos anos nós moradores passamos, então seja asfalto ou paralelepípedos o que queremos é sanar esses transtornos.