Mesmo depois de alguns dias de céu firme em Petrolina, a preocupação da Prefeitura em diminuir os transtornos causados pelas chuvas recentes não diminuiu. Além das intervenções emergenciais já divulgadas, como o nivelamento das ruas 26 e 29 do Jardim Petrópolis, zona oeste da cidade e a interdição do trecho do canal do Cacheado que cedeu perto da AME do bairro, outras ações também estão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade a fim de prevenir possíveis problemas.
As equipes da secretaria executiva de Serviços Públicos já limparam as bocas de lobo das imediações do Viaduto dos Barranqueiros, no centro da cidade. Elas ainda estão atuando na manutenção de iluminação pública que têm apresentado problemas depois das chuvas. Enquanto isso, nos bairros São Jorge e Mandacaru, na zona norte e também no Dom Avelar, na zona leste, escavadeiras hidráulicas trabalham na limpeza dos canais que cortam as localidades. Todas essas ações estão sendo realizadas a fim de facilitar o escoamento das águas pluviais para que elas não provoquem transtornos, como o alagamento de ruas.
O secretário executivo de Serviços Públicos, Fred Machado, tranquiliza a população em relação às demandas. "Como a cidade não possui estrutura adequada para receber um volume maior de chuva, os transtornos sempre ocorrem. Diante disso, nosso papel é buscar atender cada comunidade o mais rápido possível e, sem dúvidas, seguir com o trabalho de prevenção de ocorrências", destaca Fred. De acordo com informações do instituto Climatempo, existe previsão de que volte a chover em Petrolina a partir da na próxima segunda-feira (27).
DEFESA CIVIL
À frente de uma equipe composta por representantes do Corpo de Bombeiros e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), a Defesa Civil decidiu pela interdição parcial do pontilhão da Avenida dos Tropeiros que atravessa o canal do Vale do Grande Rio, nas imediações do bairro Pedro Raimundo, na zona oeste. A medida foi tomada a fim de garantir a segurança que quem trafega pelo local, depois que a borda da passagem cedeu.
Além de equipes da secretaria que estão de plantão para atender situações emergenciais, a exemplo de quedas de árvores e desobstrução de vias e galerias pluviais, a Defesa Civil de Petrolina também está pronta para agir se necessário. Um mapeamento de moradias em áreas de risco também está sendo feito para que ações possam ser desenvolvidas junto a essas comunidades. A Defesa Civil orienta que as pessoas não insistam em permanecer onde existe risco de acidentes e que em casos de emergência, liguem imediatamente para o telefone (87) 98832-7518.
Ascom/Petrolina
0 comentários