Na tarde desta segunda-feira (20) o Blog postou reclamação do leitor Rogério Espíndula (veja aqui) sobre a demora no atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde enviou os seguintes esclarecimentos:
A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que o serviço do SAMU é uma política do Ministério da Saúde, com apoio dos municípios. Informa também que Juazeiro dispõe de 12 ambulâncias circulando, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA); uma Unidade de suporte Básico (USB) e dez sociais – duas na sede e oito nos distritos. Outros cinco veículos estão em manutenção. O serviço de saúde de Juazeiro também é referência de atendimento para 53 outros municípios.
De acordo com a portaria nº 268, de 25 de fevereiro de 2016, Juazeiro deveria receber do Ministério cinco novas ambulâncias. Infelizmente, já foi sinalizado pelo MS que não há verba para a renovação da frota e, por isto, apenas uma nova ambulância será disponibilizada para o município. Na tentativa de solucionar essa situação, a Prefeitura Municipal está buscando apoio político, para que, por meio de emendas, seja viabilizada a renovação das ambulâncias do SAMU.
Ascom PMJ
5 comentários
21 de Feb / 2017 às 08h23
Drª. Dulce, digníssima Secretária de Saúde de Juazeiro, o que a Ascom informou ao Blog e vive informando a todas as mídias é MENTIRA pois conforme a informação do Dr.Marcos médico plantonista no SAMU do dia 19 p.p. que foi domingo e também o que me foi relatado pelo motorista da ambulância é que: NÃO EXISTE AMBULÂNCIAS NO REFERIDO SAMU DE JUAZEIRO. Essa ladainha que Ascom divulga é balera papo furado e uma resposta MENTIROSA PARA ENGANAR A POPULAÇÃO, pois num passado não muito distante já houve essa mesma RECLAMAÇÃO sobre o ocorrido e pasmem Drª. Dulce a resposta foi igualzinha essa de hoje.
21 de Feb / 2017 às 08h27
É um verdadeiro absurdo o que vem acontecendo com o samu de nossa cidade, não existe atendimento digno para nós O POVO que paga impostos, além da demora no atendimento, tem um médico de plantão que receita medicamento por telefone pois não existe ambulância para o atendimento necessário.Isso é um absurdo é um abuso contra nós O POVO.
21 de Feb / 2017 às 08h34
O que é isso minha gente a secretaria de saúde dizer que tem ambulância para fazer os atendimentos, É MENTIRA,pois outro dia eu precisei do atendimento do SAMU pois a pessoa de quem eu cuido começou a passar mal e fiquei chocada com que o médico de plantão me disse, ele pediu que eu relatasse o que estava ocorrendo com a pessoa (já que sou cuidadora dela),eu então relatei e após meu relato o médico receitou um remédio para tentar isso mesmo tentar solucionar problema, minha gente eu fiquei de boca aberta, desliguei o telefone,pois meu paciente tem 86anos e não pode ter esse tipo de atendimento
21 de Feb / 2017 às 08h38
ISSO MESMO POPULAÇÃO DE JUAZEIRO TEMOS QUE NUS UNIR E DENUNCIAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA DEFENSORIA PÚBLICA OS ABSURDOS QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE PRINCIPALMENTE NA SAÚDE, POIS SÓ ASSIM ESSA ADMINISTRAÇÃO SABERÁ QUE O POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO. VAMOS NUS MOBILIZAR E DENUNCIAR POIS QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER.......
21 de Feb / 2017 às 15h09
são oito anos de uma saude capenga, que faltam remedios e materiais nos postinhos, ai elegem pra mais oito anos o candidato do ex-prefeito, fora a tal pactuação que a gente não sabe se os municípios pactuados contribuem com recursos e se Juazeiro cobra isso...quem aprovou a continuidade desse desgoverno aí deveria se sentir responsavel por isso, mas não tá nem ai. saúde vai melhorar?! só promessa de campanha pra enganar eleitor bobo