O Sindicato dos bancários de Juazeiro e região considera um desrespeito da direção da Caixa a abertura das agências aos sábados. A carga horária da categoria bancária é de seis horas, de segunda a sexta-feira, mas o banco insiste em ignorar. O trabalho no sábado, além de desrespeitar a lei, inviabiliza o repouso semanal remunerado pelo empregado, previsto em Acordo Coletivo.
O cronograma foi divulgado para a imprensa, antes de ser repassado aos funcionários que terão de dar conta do serviço nas unidades da Caixa. O cronograma que prevê o funcionamento das agências no fim de semana foi divulgado na ultima terça-feira (14) pelo banco. A ampliação da carga de trabalho dos empregados foi definida para atender a demanda dos saques das contas inativas do FGTS.
O presidente do sindicato, Maribaldes da Silva destacou que a entidade não vai aceitar essa alta de respeito com o trabalhador. "Não iremos concordar com um absurdo desse. Mais um desrespeito da direção do banco com seus empregados, em vez de aumentar a carga horária, o banco precisa contratar com urgência. Assim, além de cumprir o papel social na diminuição da taxa de desemprego, fortalecerá o atendimento ao público.Os empregados não são obrigados a trabalhar no sábado. Caso sofra qualquer tipo de pressão, o bancário deve denunciar ao Sindicato", disse.
A Caixa quer abrir agências nos primeiros sábados dos cronogramas mensais de pagamento (com exceção de abril, mês que o cronograma de pagamentos coincide com a Semana Santa): 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.
Calendário: Os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS de 10 de março a 9 de abril. Os nascidos em março, abril e maio poderão realizar o saque da conta inativa do FGTS entre 10 de abril e 11 de maio. Nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Quem nasceu em setembro, outubro e novembro vai receber os valores em entre 16 de junho e 13 de julho. Já os nascidos em dezembro vão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho.
4 comentários
16 de Feb / 2017 às 19h05
MUITO SIMPLES, É SÓ A CAIXA ECONOMIA FEDERAL ABRIR SUAS POSTAS AO PUBLICO A PARTI DAS 09HS DA MANHÃ, E ENCERRAR ÁS 18HS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA.....PRONTO, RESOLVIDO !!
16 de Feb / 2017 às 19h24
os bancários assim como outras categorias, estão pagando pela omissão ou por ter sido a favor do golpe à presidenta Dilma.
16 de Feb / 2017 às 19h26
POIS É,ESTES SINDICATOS SÓ SERVEM PARA FERRAR O POVÃO !
17 de Feb / 2017 às 07h07
Tem que abrir mesmo pra aqueles funcionários perceberem, que estão num banco público e que devem servir ao povo, e não trabalhar com má vontade como o fazem tratando os clientes como se estivessem pedindo favor....enrolando mais do que o que trabalha.