Quando debatíamos as fragilidades das conquistas sociais dos governos Lula-Dilma, um dos assombros era a possível volta da miséria. As reformas mais estruturais não tinham vindo e sempre achávamos que, com um governo regressista, o volta poderia acontecer.
O medo virou realidade antes de qualquer previsão. A estimativa do Banco Mundial é que 3,6 milhões de brasileiros regressem à miséria até o final desse ano.
Quem já viu tanta fome, sede, migração, saques, mortalidade infantil, se tiver um pingo restante de humanidade, não gostaria mais de ver essas cenas. Talvez menos aqui no Nordeste – já que a sociedade civil construiu uma infraestrutura mais sólida que os programas sociais -, mas, sobretudo nas periferias das grandes cidades.
Mesmo em crise, a sexta ou sétima economia do mundo não precisaria produzir miséria para se reajustar, se houvesse algum critério humanitário no reajuste.
O atual governo vai dizer que o retrocesso é uma herança da desorganização econômica oriunda dos governos anteriores. Jamais vai admitir que aprofundou a problemática econômica e que está tentando ajustar a economia às custas dos trabalhadores, aposentados e da miséria dos mais pobres.
Mas, a volta das crianças aos faróis, dos pedintes em mesas de bar e nas esquinas, no faz pensar que esse país realmente não tem jeito, que as forças reacionárias sempre vencem. É o pais dos "sangrados e ressangrados, capados e recapados", como dizia Capistrano de Abreu.
Outro sinal é a anarquia social, o "mundo cão" das facções, quadrilhas, assassinatos, assaltos, assim por diante.
Não temos para onde ir, a não ser continuar combatendo, com o pouco que temos, as forças que produzem miséria para manter a acumulação do capital. Mas, esse capital tem rosto e tem nome. Basta ver o noticiário de cada dia.
Por Roberto Malvezzi (Gogó)
24 comentários
14 de Feb / 2017 às 23h10
Veja também nos noticiários o que está acontecendo com a maior quadrilha de bandidos da história política deste país: o PT e seus aliados, que saquearam os cofres públicos e deixaram o país desse jeito. Assista também a reportagem da rede Record "LARANJAS DO SERTÃO" e verás o coronelismo corrupto que envolve toda uma família e a cidade também. É só procurar no Google e no Youtube.
14 de Feb / 2017 às 23h18
ESTAMOS VIVENDO UMA CONSEQUENCIA DAS IRRESPONSABILIDADES DE LULA, GOVERNAR COM MENTIRAS, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, E OUTRAS MAZELAS. DEU NISSO. LULA DEVIA ESTÁ JUNTO A SÉRGIO CABRAL E OUTROS NA CADEIA.
14 de Feb / 2017 às 23h29
Belo artigo,Roberto. Com o professor Otoniel Gondim forma a dupla top dos escritores do Blog.Parabens.
14 de Feb / 2017 às 23h40
Gogó, filho de Deus. Texto verdadeiro e atual. Muxel Temi PMDB corta da saude e corta educaçao e da cirta aposentadoria. Para os que andam de helicopteros, dono de TV e donos de bancos aumentam os repasses??? Por que tanta maldade com os Trabalhadores, os mais pobres??? Acho que quem faz o mal vai para o inferno. Lula e Jesus sao perseguidos sem crime, mas Deus ha de trazer Lula maravilhoso para nos salva do vampiro TemorOSSO da traiçao do maliguino??
14 de Feb / 2017 às 23h47
Michel Temi PMDB junto com Aeciu PSDB deram uma rasteira em uma mulher honesta Dilma para lascar com os Trabalhadores e tirar dos pobres. Lula e Deus e Jesus eh mais que a TV Globosta aliada do Vampiro Temmer. Vejam o blog 247brasil e Conversa Afiada na internet. O Tijolaço e Geraldo Jose eh otimo!
14 de Feb / 2017 às 23h54
Parece que os coxinhas tao com vergonha de MT PMDB e Aecio PSDB e Cunha????? Gatinho Angora vai continuar como ministro???? Que vergonha??? Guarabira Queiroz, homem serio, ta de parabens em desmascarar a "Legitima"?? Partido de Cunha e MT na lama??Nao vejo ninguem defender o Gantinho Angora??
15 de Feb / 2017 às 00h02
Linda escrita. Voce fala parecido com Jesus. Lula e Deus vai voltar para tirar o povo do inferno e da miseria que Mixeu Temme PMDB ta fazendo; cortando dos pobres e dando para os Gatinho Angora ( Moreira) e Careca (Cerra)??
15 de Feb / 2017 às 00h34
Não temos para quem apelar, os políticos deste País são todos farinha do mesmo saco, independente de Partido Político, são todos iguais, as quadrilhas se organizaram, o Governo do PT estava avacalhado, esse Governo que entrou pior ainda, não vejo ninguém que se possa confiar, que se possa chamar de estadista, para criar um meio para dar um basta nessa situação caótica. A corrupção tomou conta do País, os assaltos e arrombamentos estão constantes nos Bancos das pequenas e médias cidades, com terrores, não temos segurança, a exemplo do que aconteceu recentemente em Remanso. Para onde vamos?
15 de Feb / 2017 às 05h16
Continúo entendendo que miséria se combate com geração de empregos, sobretudo pela honradez que proporciona ao homem e pelo quanto se multiplica o crescimento do País!
15 de Feb / 2017 às 06h57
foi por culpa de Lula-Dilma que Temer o maldito está no poder. era aliado em nome da tal governabilidade. e aí? fora as denuncias envolvendo o PT. E aí, quando vai ter o artigo com a mea culpa dos malfeitos da esquerda brasileira
15 de Feb / 2017 às 07h03
CULPADOS ? LULA,DILMA e PT ! Traidores da Pátria e do povo brasileiro.O brasil só vai respirar melhor quando tudo isto estiver atrás das grades.
15 de Feb / 2017 às 07h38
Esse Guarabira não tem moral para falar em justiça, já que faz parte de uma família que arruinou nossa Pilão Arcado. Quem não te conhece que te compre. Agora quer ser vereador em Juazeiro? Me poupe velho Bira.
15 de Feb / 2017 às 07h39
Maria do SoCUrro, maravilha esta agora, com o fim das aposentadorias, gasolina aumentando duas vêzes por mês, desemprego em 12% e pode ir a 20%, Petrobrás sendo vendida por nada, obras paradas, doação de 120 bi para as teles que depois sera´da TV Globosta, com verbas sendo tiradas dos pobres e sendo distribuídas para os amiguinhos golpistas da grande mídia... Vem cá, tú és completamente cega, ou serias apenas extremamente idiota, mesmo?
15 de Feb / 2017 às 08h37
Maria do Socorro Legítima: você está apelando, acusar é fácil, mas as provas devem ser cabais, quem julga e quem condena é a Justiça, gente falastrona como você, não merece crédito e nem aval, você perdeu a linha, alias, não sei se você já teve, mas pelas suas agressões tá para perceber que nunca teve, perdeu a temperança, fala pelos cotovelos, diz coisa com coisa, uma torre de Babel. Eu não tenho compromisso nem com os meus erros, quem errar tem que pagar pelas faltas cometidas, você é uma espécie de Maria desequilibrada, precisa de tratamento psiquiátrico. Aceite o meu conselho.
15 de Feb / 2017 às 08h47
Vai trabalhar...
15 de Feb / 2017 às 09h28
Cala sua boca Gogó vc só fala besteira o PT maldito deixou 12 milhões de desempregados e vc vem dizer que estava mil maravilhas com o LULADRÃO e a Dilmanta fala sério seu maluco petista... PT NUNCA MAIS...
15 de Feb / 2017 às 10h01
Essa nação nunca será potente o suficiente enquanto continuar esses sanguessugas do suor de todos os que trabalham nesse país, isto inclui os políticos, os que não querem trabalhar mas querem receber benefícios do governo pro resto da vida, mega empresários às custas dos recursos público/subsídios indecentes. Entendam que o governo não tem dinheiro e não produz nada pra ter, é tudo nosso e nada é deles!
15 de Feb / 2017 às 10h10
Excelente texto. Só sendo mesmo de autoria do nobre intelectual Socialista “Gogó”!... A ofensiva de direita, a manipulação midiática dos trabalhadores para apoiarem a outra ideologia, a partidarização da Suprema Corte, os ataques a quem é do meio popular e de esquerda, o próprio Golpe contra a Dilma Rousseff com versão diferente do “Golpe Militar de 64”. A provocação política ideológica é tamanha que só não vivemos uma “Guerra Civil”, porque as pessoas das lutas sociais ainda não tem experiência com luta violenta!
15 de Feb / 2017 às 10h19
Pra bom entendedor, meia palavra basta. Quem tem o rabo preso não pode ficar pregando moral de ceroulas. Reportagem: LARANJAS DO SERTÃO - Rede Record. Aqui no Blog a repercussão teve mais de 60 comentários na época. Gente que conhece os envolvidos, incluindo...
15 de Feb / 2017 às 10h39
Respeitando aos que pensam diferente de mim, observo como a manipulação da sociedade, feita pela direita reacionária e os seus meios de comunicação da sociedade, funciona, para ampliar a defesa da ideologia “Capitalista Selvagem” e dos seus respectivos partidos políticos – PSDB, PMDB, DEM e outros!... A chamada “elite econômica”, é formada de apenas 5% da nossa população e sem esse jogo sujo a classe trabalhadora por ser maioria “esmagadora” ganharia toda e qualquer disputa política eleitora. Como diz o refrão musical; “Tomara meu deus tomara, uma Nação Solidária”!
15 de Feb / 2017 às 15h23
Quanto sensacionalismo, discurso frágil e um texto turvo, agora a culpa é da direita? faça mil favor, esquerdopatas dementes e abandonados!!! "sinal é a anarquia social, o "mundo cão" das facções, quadrilhas, assassinatos, assaltos, assim por diante" você resumiu de forma clássica o que vocês significam para a nossa democracia.
15 de Feb / 2017 às 15h26
Gostei, Maria do Socorro Legítima, de seu honrado comentário, porque jamais ouvir alguém falar em moral de "ceroulas", aliás, esse substantivo está bastante desusado, a rapaziada nova não sabe o que diabo é "ceroula", o nome usado hoje é "cueca", que serve para acomodar a parte da frente que todo homem tem, e a parte de trás que todo ser humano tem, inclusive você, a não ser que você tenha nascido aleijada.
15 de Feb / 2017 às 22h51
Quem rouba o povo pobre de Pilão não pode ser chamado de homem, mesmo usado ceroulas ou cueca. Os LARANJAS DO SERTÃO, incluindo o assessor de imprensa que ganhava 10 mil sem fazer nada, não merecem consideração nenhuma. Esses corruPTos, que se diziam MILITANTES SOCIALISTA, hoje se escondem da polícia com dinheiro... gasto na compra de mansões em Remanso e Juazeiro. E ainda tem a cara de pau de declarar um patrimônio de 100 mil com varias propriedades. Quem sabe, sabe.
17 de Feb / 2017 às 10h10
Ou alguém se faz não entender da natureza das duas ideologias: Capitalismo/Imperialismo X Socialismo/Comunismo, ou é mesmo o processo de manipulação das elites econômicas através dos seus meios de comunicação partidários e golpistas. O Dicionário dá a definição dos polos ideológicos. Discutir moral, valor social, caráter é muito importante a começar pelo exemplo pessoal de cada pessoa. O texto do Gogó é politizado, coerente, atualizado e consciente. O processo de acirramento e disputa política ideológica tá quente, é verdade, mas, o que preocupa vê trabalhadores defender a ideologia Patronal!