A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro promoveu uma ação educativa na manhã desta quinta-feira (9), ao lado do Paço Municipal com o objetivo de orientar que os foliões evitem dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas durante os dias de carnaval (10 a 12 de fevereiro). A iniciativa contou com a parceria da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), do 9º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), e do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (NECON).
Na ocasião, o representante do Necom, Newington Souza, fez uma encenação como uma pessoa que ficou tetraplégica após um acidente de trânsito. "É impressionante como a população não corresponde. Como na representação que fiz aqui, é comum que as pessoas prefiram brincar com a própria vida e expor a vida de outros motoristas ou pedestres, porque são imprudentes e seguras de si", comenta.
Em seguida, a subtenente do 9º GBM, Maria Alice Pereira, fez orientações para a população. De acordo com o Major PM Tarcísio Ribeiro, o Corpo de Bombeiros sempre trabalha incentivando a prevenção. "A gente orienta aos condutores que não ingiram bebidas alcoólicas e dirijam veículos, porque pode colocar vidas em risco, inclusive a de pessoas que são inocentes a este cenário", pontua.
Para a diretora do SAMU, Lara Ramos, esse é um tema que deve ser abordado com maior frequência. "O Carnaval é uma festa em que muitas pessoas se excedem no consumo de bebidas alcoólicas. Entretanto, acidentes envolvendo essa perigosa mistura, que é bebida e direção, acontecem durante todo o ano. A população precisa ser educada quanto a isso", destaca.
O gerente de Educação para o Trânsito da CSTT, Marcos Passos, lembra que desde quarta-feira estão sendo realizadas atividades nesse sentido. "Ontem panfletamos em sinaleiras e orientamos aos condutores que não bebam e dirijam. Quem quiser beber, pode utilizar ônibus, táxis ou mototáxis legalizados, todos os serviços estarão atuando no entorno do circuito do carnaval, durante os três dias", argumenta.
Ascom/Juazeiro
0 comentários