Gostaria de alertar ao Secretário de Saúde, Plinio Amorim e a Vice-Prefeita, Dra. Dulce, já que eles estão visitando os Postos de Saúde, peço que façam uma visita na UPA 24h de Juazeiro, para atestarem o desuso que aquele equipamento público possui em Juazeiro.
Estive no último domingo (05/02) com minha tia que teve um corte profundo no dedo. Fiz a ficha de entrada e na portaria nos mandaram entrar para uma sala de espera, lá um agente de portaria pegou a ficha e levou para um dos consultórios. Quando entreguei a ficha, solicitei maior atenção à minha tia, pois tem 70 anos e é diagnosticada com trombose há 6 meses.
Na nossa hora de entrada consta 13:30h. As 14:30h uma técnica de enfermagem nos viu e disse: a sala tá suja, vou chamar uma pessoa para limpar e coloco a Sra. lá dentro. Mas a médica tá na sala vermelha e nao poderá atender. Expliquei que ela tinha cortado o dedo, ela olhou, apertou. E saiu.. Sem nem lavar o sangue do ferimento. Aguardamos.
Às 15:30h chamei outra técnica de enfermagem e expliquei que minha tia estava muito tempo de espera e as pernas muito inchadas por causa da trombose. Ela nem deu valor ao que eu disse. Às 16h, resolvemos vir embora... Sem socorro médico. Mas uma tecnica que passava olhou para a mão de minha tia suja de sangue e nos levou para um consultório. Lavou a mão com soro e colocou gaze. (Uma entre 50 que estavam ali).
Essa mesma técnica perguntou que horas foi o corte, dissemos que foi às 13h quando demos entrada ali.. A profissional disse: nossa! Pois vocês deviam ter chamado nossa atenção, porque é tanto paciente que nós esquecemos as vezes. (Pasmo).
Ainda bem que não corriamos risco de morte, pois ao ser esquecido (estaríamos sem vida no momento). Finalmente essa técnica foi atrás de um médico, esse fez uma sutura, com dois pontos, e fomos finalmente liberados.
Em relação ao ambiente (UPA) milhares de estagiárias, entrando e saindo de salas, técnicas altamente mal humoradas, pessoal da limpeza andando lentamente para limpar os consultórios, sem lembrar que ali pessoas estão sentindo DOR e com pressa de ter atendimento. Ouvi perfeitamente, quando uma médica (meio loira) disse ao outro médico: o paciente da vermelha tá muito mal, mas eu não ia dizer a familia dele que nós estamos sem Ventilador Mecânico (falou isso entre risadas) como se tivesse contando uma piada!
Venho a público pedir providências! Não para minha tia, que escapou dali. Mas para a minha população de Juazeiro que padece nas mãos de péssimos profissionais de saúde, lá e nos postos de saúde onde chegamos! Pessoas frias! Insensíveis! Grosseiras! TODAS NO LUGAR ERRADO!
Peço atenção à nossa vice-prefeita, que prometeu zelar pela nossa saúde! Fiscalize quem são os profissionais que estão na ativa! Nao invista em estrutura, nosso maior apelo é por bons profissionais!!!!!
Claudio Santana Melo
A reportagem do Blog entrou em contato com a Assessoria da Prefeitura que enviou a seguinte Nota:
A Secretaria de Saúde informa que vai investigar a conduta denunciada pelo leitor Cláudio Santana Melo, visto que este não é o padrão de atendimento que a Rede espera dos seus profissionais. Na medida em que os fatos forem esclarecidos, serão tomadas as providências cabíveis.
Na Secretaria de Saúde existe a Superintendência de Gestão de Pessoas, que foi criada com intuito de trabalhar a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Também se inclui nesse setor, o serviço de Ouvidoria, onde os usuários podem realizar denúncias aos serviços ofertados pela Rede, quando, de alguma forma, se sentirem prejudicados.
A Secretaria ainda esclarece que considera esse tipo de conduta condenável e que está investindo para qualificar o atendimento e proporcionar mais agilidade aos serviços.
Telefone da ouvidoria: 3613-8305.
Ascom PMJ
10 comentários
08 de Feb / 2017 às 12h22
A vice decorativa? Já tem um mês de mandato e nunca se vê a vice. Cadê Alex Tanuri, Fabinho, Neguinha da Santa Casa e Bené? Pq eles não foram fiscalizar? Em inauguração eles aparecem, mas na hora de exercer seu papel de vereador, correm. E os "profissionais da saúde" estão cagando pro povo.
08 de Feb / 2017 às 14h40
desculpe a sinceridade, caro amigo leitor/denunciante, mas acho que não vai dar em nada não. vão esperar a poeira baixar e deixar pra lá. OITO ANOS DEPOIS do MAIOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPOS (pros b...) e o caos na saúde ainda reina
08 de Feb / 2017 às 14h42
quando acontece essas coisas a melhor coisa q pessoa pode fazer é ligar a camera do celular e filmar do inicio ao fim, é a arma que temos, pq ainda tem que acusa a gente de mentir sobre o que de fato acontece na saúde, como se tudo girasse em torno de quem ganhou ou perdeu a m...da eleição
08 de Feb / 2017 às 14h53
Realmente é lamentável o ocorrido, caso todos os fatos sejam verdade. Porém, muitas vezes os profissionais trabalham sobrecarregados e sem o materia necessário. O fato de não ter ventilador mecânico numa UPA é tão grave quanto o despreparo de profissionais, tão grave quanto a frieza de alguns, tão grave quanto o fato de a atenção básica não funcionar, o que leva ao fato de mais de 90% dos pacientes que procuram a UPA não necessitarem de atendimento de urgência/emergência, mas se de uma consulta ambulatorial. Enfim, está quase tudo errado na saúde de Juazeiro, inclusive falta ESTRUTURA sim.
08 de Feb / 2017 às 16h37
O QUE O CIDADAO ESTA RELATANDO ,JA OCORREU COMIGO.ESTAVA SENTIDO DOR NO BRAÇO. FIZ O CADASTRO ME ENCAMINHARAM PRA 02 ENFERMEIRAS OU TECNICA DE ENFERMAGEM,NAO FUI ATENDIDO.DEPOIS DE RELUTAR NA PORTARIA,VI GENTE SENDO ENCAMINHADO PARA UM ORTOPEDISTA. TERMINARAM ME ENCMINHANDO PARA O ORTOPEDISTA.PSSSOU MEDICAMENTOS ,FIQUEI BOM.MEU REPUDIO É COM FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM DE TUDO PARA ATENDER.DIFICILMENTE ESTA UPA IRA MELHORAR SEUS ATENDIMENTOS
08 de Feb / 2017 às 18h06
Lamentável o ocorrido mas a unilateralidade dos fatos sempre nos leva a comentários tendenciosos. Importante parcela dos atendimentos dos serviços de emergência na Bahia e no restante de brasil são de casos ambulatoriais, não urgentes e que poderiam ser vistos no posto de saúde caso houvesse uma política de saúde primária que atendessem às demandas da sociedade. E se a referida senhora fosse a paciente grave, com risco de morte que estava na sala vermelha e os profissionais voltassem a atenção para um corte de dois pontos no dedo aí sim haveria inversão de valores.
08 de Feb / 2017 às 18h12
Trabalhar com pessoas é muito complicado. Hospital, upa, samu não são supermercados, correios e bancos. Se a demanda é maior que a capacidade de atendimento vai acontecer insatisfação e na saúde intercorrências acontecem o tempo todo. Por isso o nome chamava-se PACIENTE. Mas infelizmente isto é um conceito antigo, não é mais compatível com a sociedade atual.
08 de Feb / 2017 às 18h48
Mas realmente é lamentável a sra. esperar tanto. Não deveria ser assim. Precisamos lutar sempre para melhorar. Mas muito me entristece comentários como: "os profissionais de saúde estão cagando para o povo". Há profissionais ruins e mal-caratismo em todas as profissões. Generalizar um comentário como este à profissões tão nobres, em que a função é única e exclusivamente ajudar o próximo é no mínimo uma injustiça. Nem sou da área mas me sinto ofendido em nome de enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, maqueiros e recepcionistas.
08 de Feb / 2017 às 23h45
A desumanidade já começa na recepção, elas nem olham na nossa cara.
09 de Feb / 2017 às 07h38
Caro conterrâneo, infelizmente essa é a rotina da UPA e os demais estabelecimentos públicos, a grande maioria não estão nem ai para população, acha que estamos pedindo favores, é um verdadeiro descaso, e ninguém faz nada...funcionários totalmente despreparados, grosseiros, indispostos e sarcáticos... só Deus em favor dos que precisam de atendimento público