O deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB) aproveitou a agenda do presidente da República Michel Temer (PMDB) pelo Sertão de Pernambuco, na última segunda-feira (31), para agendar uma audiência sobre o Projeto de Lei 6569/13, de sua autoria, que trata da interligação do Rio Tocantins ao Rio São Francisco.
Segundo o parlamentar, o encontro deve acontecer logo após as comissões serem definidas na Câmara, no início do mês de março. "A Transposição do Rio São Francisco segue avançando e é preciso regularizar a oferta de água no curso do Velho Chico. Com essa obra, poderemos regularizar o nível da barragem de Sobradinho, no Estado da Bahia – hoje com 10,4% de sua capacidade – e, tornar possível atender, também, as crescentes demandas à jusante, principalmente as usinas hidrelétricas", explicou Patriota.
O projeto propõe, além da interligação hidroviária, a transposição de água do rio Tocantins, com ponto de captação na margem direita, ao sul da cidade de Porto Nacional, no Estado do Tocantins, para o rio São Francisco. "A ideia é exigir a menor intervenção possível de obras de engenharia e, consequentemente, reduzindo os custos do projeto", adicionou o parlamentar.
Ascom
1 comentário
01 de Feb / 2017 às 22h10
Nasce na divisa com o estado de Goiás, o deputado deveria perguntar primeiro se os baianos desejam federalizar o Rio corrente, ligando ao Tocantins. Isso é assunto para assembleia legislativa da Bahia, o Rio corrente não é federal. Outra coisa, os baianos já estão fartos da intromissão Pernambucanas nos recursos da Bahia via órgãos federais. Chesf, codevasf, spu, etc. Só porque o Rio São Francisco é federal. Chega não é deputado? Já não basta estes que vocês mandam e desmandam e os baianos ficam chupando dedo? Ainda querem mais? Depois ficam desdenhando dos baianos.