Era madrugada e dois jornalistas conversavam sobre mídia num aeroporto do Nordeste. Um era estrangeiro e outro brasileiro, ambos de um grande jornal internacional com extensão no Brasil.
O brasileiro – pela conversa era fotógrafo – pergunta ao estrangeiro como está a imagem do Brasil no país dele depois do golpe. O estrangeiro repete que está pior do que era antes. Mas, ressalta que notícias sobre o Brasil pouco aparecem no seu país de origem. Porém, continua dizendo que o Brasil, surpreendentemente, é o segundo mercado no mundo do jornal que ele representa. Esperavam que esse lugar fosse ocupado pela Argentina ou México, mas, aconteceu aqui, com uma equipe reduzida que ele começa a comentar com o fotógrafo.
A conversa prossegue e o brasileiro pergunta qual seria a razão dessa expansão justamente no Brasil. O estrangeiro, sem titubear, diz que a mídia tradicional brasileira é muito parcial, particularmente depois de apoiar o golpe, e o público procura por um jornalismo decente.
O brasileiro retruca que também há muita parcialidade no que os blogueiros de esquerda publicam. A conclusão de ambos é que não há jornalismo isento no Brasil.
Na verdade, nenhum jornalismo é totalmente isento. Depende da posição fundamental do jornal. Entretanto, a mídia corporativa no Brasil anda insuportável e o jornalismo chapa branca de esquerda também não contribui. Mesmo tendo posição clara diante da situação brasileira, é possível um jornalismo pelo menos mais ético. Há exceções para jornalistas de todos os meios e algumas mídias alternativas.
Então, em outras palavras, o estrangeiro disse essa frase: “nossa estratégia é continuar crescendo no vazio ético da mídia brasileira, simplesmente fazendo jornalismo”.
Por Roberto Malvezzi (Gogó)
7 comentários
18 de Jan / 2017 às 05h32
Não assisto TV porque pertence a grupos políticos golpistas e traidores; só passa manipulação. Agora eu vejo jornal na Internet nos blog 247brasil e blog Conversa Afiada e blog Tijolaço. Minha vida melhorou vendo os blog. Gogo voce e um homem de Deus e o Traidor Mxeu Temi e do Satanás.
18 de Jan / 2017 às 06h00
Que golpe colega? Tua presidenta saiu porque cometeu irregularidades e tava afundando o país o que tá aí também não presta mas pelo menos há uma esperança de mudança coisa que nem isso tinha.
18 de Jan / 2017 às 06h16
ate hoje aguardo um artigo do cidadão sobre a meaculpa dos malfeitos do PT, que inclusive permitiram a direita mais escrota voltar ao poder no país, agora tenha autocritica! tenha! não é porque tirou milhões da miséria que o partido tinha o direito de fazer a arruaça q fez, inclusive também com apoio dos partidos q ele agora chama de golpistas
18 de Jan / 2017 às 06h41
O articulista critica o jornalismo chapa branca de esquerda e aí vem "ROSA" e diz que, para ficar bem informado(a), lê os blogs 247brasil e Conversa Afiada, justamente dois veículos que receberam milhões de reais nos governos Lula e Dilma para falarem bem do PT... É mole? Sem falar que é eleitor(a) de Michel, já que deve ter votado em Dilma...
18 de Jan / 2017 às 09h46
A ética fugiu de todos os lados que a gente olhar. Quando eu vejo hoje o PT chamar o que aconteceu de Golpe é esses mesmos se misturarem aos golpistas somente pelo interesse próprio, fica difícil de alguém levar algo a sério. E é justamente o que acontece. Um bando de interesseiros sem ética em todos os setores da nossa sociedade.
18 de Jan / 2017 às 10h28
Lavei minha alma com a maioria dos comentários aqui postados, pois demonstra que ainda existem pessoas inteligentes na minha querida Juazeiro. São nelas que tenho esperança. Esse articulista/comunista da pastoral dos controladores da pobreza não engana a todos durante todo o tempo. E me alegro em confimar que o sucesso desse blog é a participação popular.
18 de Jan / 2017 às 11h01
O PT afundou o País