A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRSN), começou a capacitar nesta segunda-feira (16), enfermeiros da Rede Municipal sobre as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação deste ano. Entre as novidades, destaca-se a inclusão de meninos de 12 e 13 anos como parte do público que pode receber a vacina HPV Quadrivalente.
Ainda nesta semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, os demais enfermeiros das unidades municipais também serão capacitados e, na próxima segunda-feira (23), os insumos estarão disponíveis nos Postos de Saúde. Além da introdução da população masculina na vacina HPV Quadrivalente, também passa a fazer parte do Calendário um reforço da Meningocócica C (conjugada), que protege contra a meningite, em adolescentes de 12 e 13 anos. Ainda houve alteração na faixa etária de duas vacinas, Varicela e Hepatite A. Ambas estenderam a idade máxima - antes eram aplicadas em crianças menores de 2 anos e agora se estende para menores de 5 anos.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, destaca que essas mudanças não fazem parte de uma campanha. "São vacinas de rotina, não têm um tempo estipulado para terminar. Estamos correndo as estapas seguras que são necessárias para dar início a vacinação nas unidades do município. Em breve, também faremos o mesmo repasse de informações para os técnicos de enfermagem", explica. De acordo com a responsável técnica de imunização do NRSN, Josélia Gonçalves, todas as informações transmitidas para equipe foram enviadas pelo Ministério de Saúde. "É uma nota técnica que deve ser lida e repassada, para que a equipe entenda melhor e possa tirar dúvidas", afirma.
A equipe que foi orientada hoje ouviu atentamente todas as informações transmitidas. Segundo a enfermeira Juliana dos Santos, esse tipo de capacitação é realizada sempre que há alterações no Calendário ou quando surge uma nova campanha. "O que a gente aprende aqui, repassamos para a comunidade e para a equipe toda. As vacinas mudam constantemente e qualquer erro pode comprometer não só uma pessoa, mas a saúde de uma população inteira", pontua.
Andréa Meireles/PMJ
0 comentários