O jornal britânico Financial Times divulgou uma reportagem sobre o que eles chamaram de "mito da democracia de raças no Brasil". A publicação da última terça-feira (10) aponta o deputado federal Jair Bolsonaro como um dos incentivadores de grupos ultranacionais e neonazistas no país.
A matéria traz uma entrevista com o delegado Paulo César Jardim, que ordenou em dezembro do ano passado buscas por supostos membros de grupos neonazistas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A polícia procurou por possíveis integrantes brasileiros de um grupo extremista de direita da Ucrânia.
"A revelação de que movimentos ultranacionalistas brasileiros estão buscando experiência de combate no exterior é um fenômemo preocupante que chocou o país, que se considera um caldeirão de mistura racial. A ascensão de grupos neonazistas desafia o mito popular de que o racismo não existe no Brasil, pelo menos não na proporção observada em países como os Estados Unidos", diz o texto.
O Financial Times menciona a invasão do Congresso por um grupo de extrema direita com bandeiras do Brasil, pedindo a volta da ditadura militar no país.
A reportagem cita Bolsonaro como um dos congressistas "ultraconservadores e seus entusiastas", que "vêm preenchendo o vácuo deixado após o impeachment de Dilma Rousseff". Segundo o texto, o deputado "nega ser neonazista, mas os críticos o acusam de compartilhar muitos pontos de vista do movimento, como racismo e intolerância".
Sobre o crescente movimento neonazista no país, o delegado entrevistado afirma não se tratar de criminosos comuns, pois "eles têm uma ideologia. São pessoas que acreditam na limpeza étnica, em pureza racial", explica.
Jardim relembra do ataque de extremistas armados com facas a um grupo de judeus que comemorava o 60º aniversário do fim do Holocausto, em 2005, em Porto Alegre. Além dos diversos casos recentes de ataques a homossexuais na Avenida Paulista, em São Paulo.
Fonte: NMB
11 comentários
12 de Jan / 2017 às 21h07
Embora não goste desse cara e suas ideias, pesquisei na net e só vi blogs dos comunistas que apoiam a corrupção dando destaque para essa entrevista do delegado amigo de Lula e Dilma, feita por um estrangeiro que não conhece nossa realidade. Abram os olhos e os ouvidos, pois os vermelhos ladrões querem voltar.
12 de Jan / 2017 às 22h19
Não tou nem acreditando que o blog tá colocando essas besteiras de assuntos de esquerda que querem sujar a imagem do mito mas não vão conseguir #Bolsonaro2018
13 de Jan / 2017 às 06h24
Eis um político com uma ideologia devida para por em ordem esta Casa da Mãe Joana! Assim, provavelmente voltaríamos a lembrar dos valores da moralidade, do direito do outro, do cumprimento às leis e etc... tão confundidos com o regime democrático que até aqui e por muitos e muitos anos amargaremos as consequencias de nossa própria ignorância. Bolsonaro, se não presidente, seria um Ministro da Justiça por excelência. Que venha 2018!
13 de Jan / 2017 às 06h36
... Sem essa de jornal britânico! É preciso acabarmos de super valorizar o que tantas vezes não vale um níquel. Se eu fosse editor de um "britânico" desse eu substituiria a crítica ao Grande Jair Bolsonaro pelos gastos exorbitantes do palácio real que tanto onera a Inglaterra, mas segue décadas aplausíveis.
13 de Jan / 2017 às 07h46
A esquerda chora ao ver um forte candidato de direita subindo nas pesquisas e entrando no gosto do povo. Não esperava essa postura do blog, utilizar uma matéria totalmente parcial! As pessoas estão cansadas das inversões de valores, chega de socialismo que não dá certo.
13 de Jan / 2017 às 08h52
que palhaçada esse tipo de postagem, tá de brincadeira...
13 de Jan / 2017 às 09h51
O sogro do cara é negro e diz que ele é racista.
13 de Jan / 2017 às 10h58
Cinquenta por cento das coisas que o Deputado Jair Bolsonaro diz, eu concordo plenamente com ele, os outros cinquenta por cento eu discordo. Alguma coisa tem que ser feita, e estão fazendo, com tanta gente graúda na cadeia. O Presidente Temer foi forçado dispensar alguns de seus Ministros, inclusive o baiano Geddel Viera Lima, pelo motivo de um apartamento luxuoso em prédio na Ladeira da Barra. O Geddel teve que descer a ladeira a baixo, na terra das ladeiras, em minha querida Salvador, para o bem da Bahia e do Brasil.
13 de Jan / 2017 às 11h45
Lamentável o Blog publicar notas como essa, e não publicar notas como: "Bolsonaro fica em primeiro lugar na expontanea, no sul e suldeste em pesquisa do Ibope", ou Bolsonaro fica em segundo Lugar na expontanea em todas as regiões, segundo pesquisa do DataFolha; É como se houvesse seletividade nas postagens em relação a Bolsonaro. E isso é lamentável, ler no Blog, que até então respeito como Imparcial.
13 de Jan / 2017 às 15h15
Eu já estou achando que eles blog do Geraldo José já está puxando um pouco para o lado da esquerda maldita do PT...
13 de Jan / 2017 às 16h44
Não se apresenta no Brasil nenhum outro melhor que Jair Messias Bolsonaro. Ele é a pessoa que defende os valores éticos e morais nesta sociedade, combate a corrupção e não se deixou corromper como tantos outros, são poucos no Brasil a comparar com Bolsonaro, já tentaram de tudo para incrimina-lo, e nada foi levado a diante porque esse cara não se envolve com bandidos. Eu voto Bolsonaro 2018.