JORGE BARBOZA DE SOUZA não é mais Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação desta cidade.
Achei por bem tecer essas breves considerações a seu favor, mesmo já não mais fazendo parte do Poder, algo difícil de acontecer, porque, é praxe só lembrarmos as pessoas quando estão no topo...
De família simples, cresceu no bairro Santo Antonio. Seu pai era funcionário da Companhia de Navegação do São Francisco, tendo sido Comandante de Vapores como o Benjamin Guimarães, Barão, São Francisco, e larga frota de Embarcações de grande porte daquela empresa. Era um conhecedor nato do Rio São Francisco e uma pessoa de fino trato em termos de educação. Nunca se arvorou do cargo nem das missões que lhe foram confiadas ao longo de sua jornada profissional... Naquele que foi seu único emprego, entrou e saiu de mãos limpas quando se aposentou...
Jorge seu filho mais velho, se guiou no espelho que tinha dentro de casa e buscou sempre crescer profissionalmente, tendo trabalhado em várias empresas de renome nacional e, por último, aprovado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFPE/Petrolina, que já se vão pelas minhas contas quase 25 anos... Lá é um Servidor que cumpre suas funções com saber e experiência e nada existe que lhe desabone, se tivesse, o mesmo não teria assumido essa função em Juazeiro, porque, certamente, pesquisas sobre sua conduta não faltaram...
Enquanto Secretário, fez com que as obras e projetos encaminhados pelo Executivo saíssem do papel para a pratica, sendo um servidor correto, ágil e diligente e, com sua forma simples, a todos seus pares conquistou não deixando para trás qualquer atrito com sua equipe de trabalho, sempre tratando a todos de forma respeitosa do primeiro ao último dia...
Com seu jeitão de atender bem sem nunca olhar a quem, foi distinguido pelo Poder Legislativo, do qual recebeu do Presidente da Câmara Municipal uma Menção Honrosa em reconhecimento ao seu trabalho atuante e competente, buscando cumprir as diretrizes enviadas pelo Chefe do Executivo e fazendo chegar ao povo as ações que muito melhoraram a vida de grande parte da periferia... Isso é fato, e como sempre digo, sou justo para admitir a verdade...!!!
Defensor da equipe de governo da qual fez parte, foi sempre fiel a quem lhe confiou aquela missão, principalmente, quando juntos afirmavam que aqui nada existia, parecendo que Juazeiro só tem 8 anos de existência, e essa talvez seja minha grande e única divergência com ele...
Agora volta à sua antiga Casa para continuar dando seguimento aos trabalhos inerentes a sua atuação, com certeza desenvolvendo com responsabilidade suas funções de Servidor Público Federal, concursado que é... Volta para o Coral do qual faz parte, para dedilhar serenamente seu violão nas celebrações católicas na cidade e no interior...!!!
Finalizando, vou repetir uma palavra que gosto de citar quando preciso elogiar. A verdade tem que ser BEM DITA: Jorge Barboza de Souza pode até não ter atendido as necessidades do cargo ocupado na sua totalidade, algo que é quase impossível, mas amanhã nem dia nenhum será levantada qualquer dúvida sobre sua lisura e compostura na condução dos recursos públicos... Sobre isso não tenho a menor dúvida. E como diz o título acima posso reafirmar: ENTROU E SAIU COM AS MÃOS LIMPAS...!!!
DICA DE VIDA: “O homem honrado nunca jura, seu caráter jura por ele”. (Jean de La Bruyère – Escritor Francês – 1645/1696).
Feliz semana, Juazeiro!
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
9 comentários
09 de Jan / 2017 às 23h14
Não me compete aqui elogiar o JORGE BARBOSA – a quem não tenho a honra de conhecer -, pelas suas qualidades como homem e correto servidor público, porque você já o fez com a sua habitual habilidade de bom cronista. Mas quero reiterar meus elogios à sua sensibilidade em identificar a qualidade das pessoas, principalmente valorizando alguém que se sobressaiu pela honradez do desempenho no setor público, coisa rara, por sinal!
10 de Jan / 2017 às 06h02
Um homem honrado. Dorme o sono dos justos e com a consciência tranquila do dever cumprido. Parabéns, Jorge!
10 de Jan / 2017 às 06h51
Parabéns pelo caráter e Boa índole Jorge , sua simplicidade em conduzir o que faz.
10 de Jan / 2017 às 08h19
Se Carlos Neiva ainda não fez a sua despedida, é porque vai voltar firme e forte. . . . aguardem!
10 de Jan / 2017 às 11h32
Amigão, Nesta gestão que saiu, Nós do Loteamento Bela Vista, Bairro novo Encontro, Tí agradecemos pelo taquinho que foi feito. sabemos que não foi culpa tua Mas do Sr Joel seu subordinado que não gosta dos moradores daqui. Obrigado irmão, Conquistou um admirador quando aqui veio, Pessoalmente e resolveu o não resolvido. Adquiriu um grande admirador. Deus contigo.
10 de Jan / 2017 às 12h04
Esse assino em baixo quantas vezes forem nesecessario, amigo siga a linha dos grandes homens honrados pois nosso Brasil precisa de pessoas do seu quilate , um abraço cordial.
10 de Jan / 2017 às 12h32
O nobre amigo “Acordadinho" discorreu com primorosa fidelidade o bom sujeito que é Jorge Barbosa, homem honrado, educado, simples, humilde, de conduta ilibada. Parabéns Jorge, pelo inquestionável e inigualável trabalho desenvolvido a frente da Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
10 de Jan / 2017 às 13h14
Acordadinho, Bonita homenagem. Sem puxassaquismo devo um obrigado a ele. Não foi como queria, Mas ajudou muito. Tem futuro, Mano Jorge.
18 de Jan / 2017 às 20h04
Falar de Jorge Barbosa se resume simplesmente em humildade. Fazer o bem sem olhar a quem....