Uilson Silva Santos, mais conhecido como Mestre Marreta nasceu em 23 de janeiro de 1957 na cidade de Juazeiro da Bahia. Um Mestre com história e dedicação na construção e manutenção da capoeira, que descobriu quando retornava para sua casa nos anos 70, desde então sua vida foi dedicada ao desenvolvimento desta arte e luta brasileira.
O aprendizado prático inicial foi com o Mestre Butica, outro precursor da capoeira, também da nossa cidade. Da sua geração podemos destacar, Mestre Deca e Mestre Bartola (in memorian).
Uma história bonita, se não fosse o momento atual, em um país aonde preconceito com a idade não permite trabalhar. O querido Mestre Marreta, homenageado no dia 12 de novembro de 2015 pela câmara de vereadores de Juazeiro-Ba, vive momentos difíceis, carentes de cuidado e respeito pela vida humana, quem lutou para que muitos tivessem o direito de praticar a capoeira, hoje com 59, trilha o caminho do preconceito, sem uma aposentadoria e nem a oportunidade de trabalhar.
Conclamo ao povo de Juazeiro-Ba, Petrolina-Pe e região, principalmente aos capoeiristas, que juntos possamos unir força para ajudar desse guerreiro, no sentido de contribuir para que ele possa ter a sua renda mensal, com um trabalho remunerado e justo e assim continuar lutando em favor da preservação deste patrimônio imaterial da humanidade que é a capoeira.
Kleyton Gualter de Oliveira Silva - Professor Fantasma – Aluno e Amigo do Mestre Marreta.
2 comentários
03 de Jan / 2017 às 08h46
Como nos capoeristas podemos ajudá-lo?
04 de Jan / 2017 às 06h29
Para ajudar esse grande mestre e ancião, poderia fazer um projeto salvaguardar capoeira e mostra para as autoridades competentes e ser aprovado na câmera para ajudar não só ele mais muitos outros que dedicaram sua vida em pro dá capoeira e dos seus fundamentos e passando pra essa geração mais nova resgatando o valor do mestre pois ele é dentetor dos conhecimentos dessa arte genuinamente brasileira sendo um patrimônio imaterial dá umanidade .