Em oito anos gestão Isaac Carvalho dedicou atenção especial para promover melhorias na rede de atenção à saúde de Juazeiro

Entre 2009 e 2016 a Prefeitura de Juazeiro melhorou o acesso da população aos serviços, qualificou os atendimentos e inaugurou novas unidades, todas dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Todas essas conquistas mereceram o reconhecimento do Governo Federal em 2012 com o Índice de Desempenho do SUS/IDSUS pelo bom acesso dos usuários e qualidade dos atendimentos.  

Na Atenção Básica, 15 postos de saúde foram reformados e ampliados e 11 construídos, totalizando 26 unidades entregues com estrutura adequada e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério. Na área especializada da rede de saúde novos serviços foram trazidos ao município com a inauguração do Centro de Especialidades Médicas em 2010.

Com o Programa Mais Saúde, os postos do João Paulo II e do Argemiro tiveram atendimento até as 22h. Incansavelmente, nesses quase oito anos a administração do prefeito Isaac tem buscado dar à população o melhor serviço na saúde. Prova disso é que Juazeiro foi reconhecida pela folha de São Paulo como cidade eficiente na aplicação dos recursos públicos. 

Catarata – Mais de três mil consultas foram feitas no Mutirão de Cirurgia de Catarata em Juazeiro e região. Foram feitas quase 3,3 mil consultas e aproximadamente 1,9 mil cirurgias em pacientes. Destes, uma média de 2,1 mil atendimentos e aproximadamente 1,2 mil procedimentos cirúrgicos foram concedidos a pacientes de Juazeiro.   

SAMU – Serviço Móvel de Urgência de Juazeiro 

O SAMU teve renovação e ampliação da frota do SAMU que atende com nove ambulâncias, 11 com suporte básico  e duas com Suporte Avançado, além de duas motolâncias. O SAMU tem em   média cerca de 700 atendimentos em ambulância por mês e uma média de 3.500 atendimentos telefônicos/mês. 

Policlínica  

Em setembro de 2016, foi entregue à população de Juazeiro a Policlínica Municipal com um espaço mais estruturado. A unidade conta com 10 consultórios que atende diversas especialidades. Por mês, são mais de 5 mil consultas de especialistas e ambulatoriais.

Concurso  

O prefeito de Juazeiro realizou também concurso público na área da Saúde para provimento de 626 vagas e convocou 547 profissionais (87,3% do total de vagas).  

Tratamento Fora do Domicílio/TFD  

A prefeitura alugou um imóvel adequado e com mais conforto para os usuários e acompanhantes, substituindo a estrutura antiga. Também adquiriu um ônibus para deslocamento Juazeiro/Salvador e Salvador/Juazeiro dos pacientes que fazem o TFD, além de aluguel de dois carros para deslocamento dos pacientes na capital. 

Novos Serviços                                 

Durante a gestão novos serviços foram implantados em Juazeiro, tais como a quimioterapia no Hospital Regional; Serviço de alta complexidade Cardiovascular em adultos no Hospital PróMatre. Novo aparelho de Raio X na UPA e no Regional voltou a funcionar em 2015, disponibilizando 1.100 vagas por mês. Também foi implantada ortopedia na UPA.

As cirurgias de alta complexidade não eram credenciadas pelo SUS de Juazeiro e foram pagas com recursos próprios. O Programa Mais Médicos não existia no município.  Juazeiro aderiu ao Programa e cinco profissionais prestam assistência nas unidades nos bairros do Quidé, Alto do Cruzeiro, Dom José Rodrigues, Alagadiço e Itaberaba.   

CEO  

Durante a gestão o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO na Orla da cidade passou por reforma em 2012 e foi implantado o atendimento odontológico noturno. Desde 2009 até novembro de 2016 já foram mais de 724 mil pessoas atendidas em diversos procedimentos odontológicos.    

 Equipe de Endemias  

As equipes técnicas em Juazeiro trabalham com o fumacê das 18h às 20h30 em 54 áreas divididas no município, onde atuam na eliminação dos focos, bem como o controle e o trabalho de orientação junto à comunidade. A ação é realizada em vistorias diárias, casa a casa, na zona rural e urbana. 

Outra medida da secretaria foi a criação do Denguezapp, para que a população envie fotos e vídeos de possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue.

SEMANA DO BEBÊ 

Dos 85 municípios inscritos de várias regiões do país, Juazeiro ficou entre vinte municípios selecionados para participar da 3ª Mostra Internacional das Semanas do Bebê, organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A Semana do Bebê é uma iniciativa do Unicef que tem objetivo de chamar atenção do governo, das famílias e da sociedade civil para a importância dos primeiros anos de vida, buscando a inclusão dessas crianças na pauta de ação dos governos através de ações transversais. 

 Cerpris  

O Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris) é uma unidade especializada em atender portadores de deficiência física, tanto de Juazeiro como dos 26 municípios da Macrorregião Norte da Bahia, realizando serviços ambulatoriais especializados para o diagnóstico, avaliação e tratamento 

De 2016 a 2016, foi contabilizado pelo setor de regulação 293,695 atendimentos em fisioterapêutico.  

CAPS  

A Rede de Saúde Mental em Juazeiro é formada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e o Centro de Apoio Psicossocial Infantil – CAPS i, que prestam assistência, respectivamente, aos usuários portadores de transtornos psíquicos graves e aos pacientes com problemas com o uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas. 

O Caps i ganhou neste ano um local separado do Caps AD para o tratamento infantil e já atendeu mais de 1500 crianças e adolescentes. A equipe atual ingressou no serviço através do concurso publico, estando esta completa em março de 2016

Caravana da Saúde 

O Caravana da Saúde foi lançado em Janeiro de 2016 pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com algumas entidades. O programa foi totalmente inovador em Juazeiro e teve como objetivo garantir o acesso mais rápido aos serviços de saúde nas unidades da zona urbana e rural. Todos os postos do município receberam o programa e foram atendidas 16.808 mil pessoas em 44 edições.  

De acordo com Plínio, o Programa foi um sucesso absoluto na saúde de Juazeiro. "A Caravana foi planejada para desafogar as unidades, foram diversos tipos de especialidades médicas e realização de exames ofertados gratuitamente toda quarta-feira em uma comunidade", concluiu o gestor da pasta.  

Daniela Duarte/SESAU