Nesta quarta-feira (14), o senador Fernando Bezerra Coelho fez um apelo a dois especialistas sabatinados, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), à diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Dirigindo-se a Décio Fabrício Oddone da Costa – indicado à ANP por Fernando Bezerra – e também a Felipe Kury, o senador defendeu que os dois especialistas atuem em duas principais agendas: geração de empregos e ampliação das energias renováveis.
“O setor de petróleo e gás tem grande importância e influência na economia, na indústria nacional”, observou. “Por isso, é fundamental que a agência desenvolva medidas voltadas a uma matriz enérgica mais limpa e diversificada, que garanta um ambiente facilitado ao mercado e à indústria, geradores de empregos”, destacou o senador, ao apoiar o aumento da produção de combustíveis renováveis, como o etanol de segunda geração e o bioquerosene. “O Brasil precisa caminhar para uma economia de baixo carbono, com menos emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou Fernando Bezerra, que também sugeriu a renovação do parque térmico brasileiro: “pode ser adaptado para o consumo de gás natural”.
Aprovados pela CI do Senado por unanimidade, Décio Oddone da Costa e Felipe Cury ainda passarão por sabatina no Plenário da Casa. “Os dois novos diretores da ANP atendem aos requisitos de formação e experiência técnicas necessárias para o cargo, tendo todas as condições de atender aos interesses da agência e da sociedade”, ressaltou Fernando Bezerra Coelho.
Funcionário aposentado da Petrobras, o engenheiro Décio Oddone da Costa ocupou diferentes cargos na empresa, dentro e fora do país. Desde 2015, é diretor de Projetos de Óleo e Gás da Prumo Logística S.A. e conselheiro da Ferroport Logística e da NFX Combustíveis Marítimos. Felipe Kury também é engenheiro e, atualmente, sócio-diretor da Tetrad Capital Partners. Cursou MBA Executivo em Harvard e programa para executivos seniores na London Business School.
Ascom Senador FBC
0 comentários