O cenário para entrega de outorga Medalha Senador Nilo Coelho do Mérito Petrolinense para Francisco de Assis Nunes da Silva, o Chiquinho do Muquém, não poderia ser mais acertado, a Casa de Taipa, dentro da Fazenda Muquém, que representa de maneira especial o sertanejo, o vaqueiro que sua família tão bem representa ao preservar a história da vaquejada e do aboio, nas festas realizadas nesta localidade.
Ciente do trabalho desenvolvido por Chiquinho do Muquém, e após conhecer a Fazenda, palco de diversas vaquejadas, e encantado com o local que conheceu somente no período eleitoral, após entregar da maior honraria do município ao padre vaqueiro, Zé Guimarães. O prefeito Julio Lossio entendeu que Chiquinho do Muquém era merecedor da Medalha. "A Festa do Muquém tem uma pequena parceria da prefeitura. Vim entregar a medalha ao padre vaqueiro, e foi como conheci a fazenda, e foi naquele dia que decidi que ele (se referindo a Chiquinho do Muquém) era merecedor da Medalha. E naquele dia eu disse a ele, fiz isso por fiquei encantado com sua a luta em preservar a história do sertanejo. Nossos filhos quando crescem vão estudar fora. Eles deixam de ouvir falar do vaqueiro, deixam de ouvir o aboio. E aqui essa história mantida viva", revelou.
No seu agradecimento Chiquinho do Muquém frisou que a honraria não era somente dele, mas de seus irmãos que contribuem para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos na Fazenda, que sempre recebe amigos, vaqueiros e toda a família, porto seguro de Chiquinho, segundo o mesmo. "Prefeito pra mim e meus irmãos essa medalha é um reconhecimento que só posso agradecer. Somos simples e trabalhadores. Me sinto honrado demais com essa medalha. E Escolhi a casa de taipa para receber essa homenagem, pois ela (a medalha) é de toda minha família, pois foi junto com eles que construímos tudo aqui", explicou. Reafirmando sua alegria pela homenagem.
Mais motivos
Chiquinho do Muquém é empresário com seus irmãos no ramo da fruticultura irrigada, no projeto Maria Tereza, Projeto Bebedouro e na Fazenda Muquém, onde emprega por volta de 160 pessoas, desde agrônomo, Técnicos agrícola, pessoal de escritório e trabalhadores rural. Ele também é criador de caprinos, ovinos e bovinos, junto com a família. Católico e muito religioso, grande amigo do padre José Guimarães, grande defensor da cultura regional, da tradição do vaqueiro, das festas de argolinha, das cavalgadas, das grandes pegas de boi na caatinga, parceiro dos aboiadores e artistas da região e proprietário de um espaço de entretenimento para eventos para vaqueiros e todo publico das circunvizinhos da fazenda Muquérm. Esse é Chiquinho do Muquem, Homem simples, Amigo, acolhedor, parceiro, empreendedor e merecedor de honraria de tão grande importância no município de Petrolina.
Ascom Prefeitura de Petrolina
2 comentários
13 de Dec / 2016 às 14h26
De longe pareceu nosso PB.
13 de Dec / 2016 às 15h16
Bom, diante dos critérios que são adotados hoje para tal honraria, não poderia deixar de dizer que esta indicação foi muito bem acertada. Chiquinho é um grande merecedor, sertanejo, homem do campo, vaqueiro. Parabéns!!