O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu adiar a votação do projeto de lei que estabelece medidas contra a corrupção (PL 4.850/16) e disse que não há nenhuma movimentação para que o texto permita o perdão a quem praticou o caixa 2 antes da sanção da lei, caso seja aprovada. A votação deve ocorrer na próxima terça-feira (29). “Vamos acabar com essa discussão de anistia. Não há anistia de um crime que não existe. É só um jogo de palavras para desmoralizar o parlamento brasileiro”, disse Maia antes de anunciar o fim da sessão convocada para votar o projeto hoje (24).
Desde que o relatório apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi aprovado nesta madrugada, surgiram rumores de que um grupo de líderes partidários estaria elaborando um texto alternativo para ser apresentado ao plenário com previsão de anistia do caixa 2 cometido no passado. Após incluir a tipificação do crime no texto, Lorenzoni tem afirmado que o artigo não anula processos anteriores, já que foram baseados em outros artigos e considerando que o caixa 2 não estava definido em lei.
Hoje, Maia reiterou este posicionamento e reforçou o discurso em plenário. O presidente da Casa disse ainda que o plenário é soberano para tomar qualquer decisão e disse que todas as legendas serão ouvidas até a próxima terça-feira (29), quando o projeto deve voltar à pauta. Segundo Maia, não seria possível haver “pegadinhas” em relação a um assunto de interesse da sociedade. “Cada um tem seu mandato e compromisso com seu eleitor. Ninguém pode sozinho tomar decisão. O plenário tem liberdade para votar da forma como quiser. Isto não é contra o Judiciário ou o Ministério Público, mas é a favor da sociedade brasileira. Nossa obrigação é, de cabeça erguida, discutir esta matéria”, afirmou.
Regime de urgência
Os debates sobre a matéria começaram ainda pela manhã. Deputados conseguiram aprovar por 312 votos a favor, 65 contra e 2 abstenções o regime de urgência que permitira a votação ainda hoje. Pelo regimento, o texto, que chegou da comissão especial nesta madrugada, só poderia ser votado depois de um intervalo de duas sessões. Maia disse que pretende concluir a votação do projeto na Câmara até o dia 29 e que espera pressa do Senado na análise do tema.
Agência Brasil Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
8 comentários
24 de Nov / 2016 às 23h05
Anistiar o "Caixa 2" é afronta à Nação. É querer nos fazer de idiotas. Cadê o povo que gostava tanto de bater panelas nas sacadas? A advogada do impeachment (Janaína Paschoal) disse que essa anistia pode ir além do caixa dois e que funcionaria também para proteger políticos de acusações de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Para ela, representa perigos concretos à Operação Lava Jato. Somente agora ela se deu conta do que fez.
25 de Nov / 2016 às 08h17
No texto tem anistia sim, eles estão querendo nos engabelar. Eles são uma vergonha para o país. Os ditos representantes do povo estão oficializando a corrupção e enterrando a operação lava jato, já que o foco era só o PT e já alcança todos eles. Todos tem rabo preso. A justiça é pra uns e não é para outros. Idiota quem acreditou que eles estavam lutando contra a corrupção. Eles deram o golpe no povo, enterram agora ou precisa desenhar? Os batedores de panelas deve tá adorando tudo isso.
25 de Nov / 2016 às 08h45
Black Friday do Calero honesto. Queimando Temmer e todo o PMDBz de uma so vez. Vi no blog 247brasil e Conversa Afiada e jornal Nassif
25 de Nov / 2016 às 08h48
Brasilia ta cheia de Urubus e Ratos mamando dinheiro e mandando p Suiça. Coitado de Cunhas PMDBx. O unico que foi preso e 300 soltissimo trabalhando com Temmer PMDBx
25 de Nov / 2016 às 09h00
Na foto é possível ver varias jararacas... o País esta sendo governado por demônios... que vestem paleto...observemos as expressões dos rostos dessas pessoas,o que estariam tramando??? ajudar o Brasil???.......a cara desse povo dá ate nojo......
25 de Nov / 2016 às 11h05
Bati panela e bato novamente. Quem colocou o PMDB lá foram os corruPTos. Tudo farinha do mesmo saco. Nossa luta ainda não acabou, e com Sérgio Moro vamos lavar Brasília.
25 de Nov / 2016 às 14h00
Tudo culpa do PT que afundou o País
26 de Nov / 2016 às 07h38
Saímos do fogo e caimos no caldeirão de azeite quente.