Com a meta de auxiliar o Poder Executivo Estadual na elaboração de políticas e estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável em todas as regiões da Bahia, o governador Rui Costa empossou, nesta segunda-feira (21), o ex-governador Jaques Wagner no cargo de coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes). Familiares, amigos e lideranças políticas locais, estaduais e federais prestigiaram a cerimônia, realizada no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador.
Rui Costa explicou que por meio do 'Conselhão', como também é chamado o Codes, qualquer cidadão pode fazer sugestões e avaliar o cotidiano do governo, além de sugerir ações que melhorem a geração de emprego e o desenvolvimento econômico. "Nosso planejamento é que a partir de 2017 o Conselho de Desenvolvimento Econômico possa circular o estado da Bahia, junto com as secretarias de Desenvolvimento [Econômico], Desenvolvimento Rural, Planejamento e Agricultura, para ouvir propostas dos produtores, dos empresários, dos comerciantes e dos estudantes, para que possamos melhorar o desenvolvimento em cada canto da Bahia".
Formado por 45 representantes de diferentes segmentos sociais, o colegiado que compõe o Codes promove debates sobre assuntos relacionados à dinâmica socioeconômica do estado por meio de diálogo com a sociedade civil e gestores das três esferas de governo. Para Jaques Wagner, os oito anos em que esteve à frente do governo estadual permitiram a ele conhecer as dificuldades e os desafios da Bahia. "O Codes é um espaço privilegiado para que estabeleçamos um diálogo com a sociedade, empresários, trabalhadores e movimentos sociais organizados, para que tenhamos uma visão de futuro do que precisamos para a Bahia".
Na Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), a articulação do conselho será com a Agenda Territorial da Bahia (AG-TER). Criada para articular ações que estimulem o desenvolvimento nos Territórios de Identidade e a melhoria das condições de vida e de desenvolvimento da população baiana, a AG-TER envolve Secretarias de Estado, iniciativa privada, bancos públicos, órgãos federais, instituições de ensino superior e técnico profissional.
Na opinião do superintendente de planejamento estratégico da Seplan, Raniere Barreto, a capacidade de aglutinação de Jaques Wagner irá ampliar o debate em prol do desenvolvimento econômico e social. "O governador Rui Costa já desenvolve ações no sentido de alavancar o desenvolvimento sustentável na Bahia. Com a chegada do ex-governador Jaques Wagner, pessoa de sensibilidade extrema, que conhece a Bahia como ninguém, por certo, fará com que os municípios e territórios se façam presentes no planejamento de longo prazo da Bahia". Embora o Codes esteja diretamente vinculado ao gabinete do governador, o cargo não dá foro privilegiado a Jaques Wagner.
Secom Bahia Fotos: Manu Dias/GOVBA
6 comentários
21 de Nov / 2016 às 21h24
Falta o Cerra PSDBx 23 milhões na Suíça e a mulher de Cunha PMDBx 5 milhões na Suíça irem para a Cadeia de Xilindro
21 de Nov / 2016 às 23h12
Este final de semana vai ter Churrasco e Cachaça para todos os cumpanheiros.
22 de Nov / 2016 às 00h17
Bando de ..., que humilham o povo brasileiro. Além de alta aposentadoria esse bebum ainda vai ganhar do dinheiro do povo. E o chefe da quadrilha com CINCO advogados querendo peitar Moro. Quadrilha!!!
22 de Nov / 2016 às 04h34
POIS É,APLICANDO O MESMO GOLPE QUE DILMA USOU PARA TENTAR SALVAR O LULA,O QUE SIGNIFICA NA PRATICA,ATRAPALHAR A JUSTIÇA,VAI DURAR POUCO E AINDA PODE RESULTAR EM CADEIA PARA RUI COSTA !...MAIS UM 'FAZ NADA DO PT' PRA MAMAR NAS TETAS DO NOSSO DINHEIRO...
22 de Nov / 2016 às 06h02
Além de ver seu ato de nomeação anulado, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), corre o risco de responder por obstrução à Justiça, caso confirme o ex-ministro Jaques Wagner (PT) como seu secretário. A malandragem é idêntica à nomeação de Lula ministro. Assim como anulou o ato de Dilma, diz um ministro do STF, se for provocado, o Supremo Tribunal Federal deve invalidar a nomeação de Wagner. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
22 de Nov / 2016 às 06h23
TENTANDO ESCAPAR DAS MÃOS DA JUSTAS DO JUIZ SERGIO MORO. O COMPARSA DELE USOU DESSES MESMOS ARTIFÍCIOS MAS NÃO TEVE JEITO, A DILMA "HONESTA" CAIU E O LULA VAI PRA CADEIA. QUEM SE BENEFICIOU DOS RECURSOS DA PETROBRAS VAI TER QUE DEVOLVER VIU MALANDRO E VAI PRA CADEIA.