Encerrou-se na sexta-feira (11/11) a série de seminários para novos gestores promovido pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios, oferecido gratuitamente aos prefeitos eleitos em 02 de outubro. Com assuntos os mais diversos, desde Previdência, planejamento territorial e habitação, Educação, lei de responsabilidade fiscal até a questão dos resíduos sólidos e lixões nas cidades, esta última série de seminários, destinados aos prefeitos da região nordeste contou com a presença de Wilker Torres, prefeito eleito de Casa Nova, Bahia, cidade a 580 quilômetros de Salvador, às margens do lago de Sobradinho.
“Estes dias” – diz Wilker referindo-se ao período do encontro, 9 a 11 de novembro - “Foram de intenso aprendizado. Conduzir Casa Nova pelos próximos quatro anos será um desafio enorme. Este encontro de novos gestores contribui para o esclarecimento de dúvidas, nos capacita para enfrentar esse desafio e mostra que ao administrar com responsabilidade o gestor municipal pode superar crises e trazer desenvolvimento ao seu município”.
“Não temos ainda idéia como vamos receber a administração” – esclarece Wilker – “Mas, hoje a palestra da Consultora jurídica da CNM, Elena Garrido nos forneceu importante contribuição sobre a formação e composição da equipe de transição e com este conhecimento é que vou me debruçar para a formação dessa equipe”.
Apesar de nenhuma informação oficial, há comentários de descontrole nas finanças do município, atraso no pagamento de obrigações previdenciárias, excesso de funcionários e contratos fantasmas. São desafios a serem enfrentados e resolvidos pelo próximo gestor e Wilker já se posiciona sobre estes problemas: “Já estivemos com o governador, com ministros, estamos nos capacitando. Temos consciência das dificuldades. E queremos ter conhecimento real de como estão as finanças de Casa Nova. Vamos trabalhar com transparência, dar conhecimento ao povo de Casa Nova do que encontrarmos e tomar todas as medidas necessárias para recolocar nossa cidade no caminho do desenvolvimento”.
Ascom Wilker Torres
0 comentários