EU PENSO ASSIM... FINADOS E RELEMBRADOS

Em 02 de novembro, foi comemorado o DIA DE FINADOS. É o dia de relembrar os que já se foram. Esse dia foi oficializado no calendário católico, como "DIA DE FINADOS". As famílias vão aos cemitérios visitar os túmulos dos parentes e amigos, e com flores, preces, orações, e velas, prestam essa homenagem e com muita emoção, relembram seus entes queridos.

É uma verdade, um dia especial para fazer as visitas aos cemitérios, embora saibamos que todos os dias, são dias também de relembrar com toda saudade e alegria os que já nos deixaram aqui na terra, e estão nos lugares definidos por DEUS.

No futebol, lançamos nossas recordações para todos aqueles que já falecerem e deixaram também muitas saudades e que pelos seus desempenhos dentro de campo, como bons craques de futebol, dominando muito bem a arte de jogar um bom futebol.

Todos eles, já longe da nossa convivência, gravaram em nossas mentes, brilhantes recordações das suas belas jogadas dentro de campo. Mas para fazer nossa homenagem a todos ausentes do nosso meio, eu tive a liberdade de escolher cinco nomes de bons jogadores do futebol amador de nossa cidade. Os inesquecíveis, DOZINHO, CABOCLINHO, ZEODORICO, RAIMUNDO QUEIXINHO, MÁRIO DE ADAUTO E VEVÉ. Com esses nomes, faço minha homenagem a todos jogadores amadores da nossa cidade que deixaram nosso convívio para outro plano. Que Deus os tenha.

Encerro, apresentando um EPITÁFIO proposto para um túmulo de MÃE, escrito pelo grande poeta baiano CASTRO ALVES.

"COMO O ORVALHO DAS RAMAS DO SALGUEIRO (CHORÃO)

RESVALA SOBRE A LÁPIDE DO TRILHO,

ASSIM GOTEJAM LÁGRIMAS DE FILHO,

Ó MINHA MÃE! SOBRE O SEPULCRO TEU...

MAS COMO O SOL NASCENTE A GOTA ENXUGA

QUE A NOITE DERRAMOU SOBRE OS ESCÔLHOS...

O ANJO DA CRENÇA NOS ENXUGA OS OLHOS,

E FAZ DO PRANTO, UMA ORAÇÃO NO CÉU!”

- CASTRO ALVES-

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbet Mouze