Em viagem à França para buscar novos investimentos para a Bahia, o governador Rui Costa participou nesta sexta-feira (28), do Salon du Chocolat Paris (Salão de Chocolate Paris), evento que busca estabelecer a ligação entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau e chocolate. Rui foi recebido pelo presidente do Salão, François Jeantet, e juntos percorreram as instalações do centro de exposições de Porte de Varsailles. Na ocasião, o governador autorizou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a destinar R$ 10 milhões do edital de fruticultura do Bahia Produtiva, especificamente, para projetos da cultura do cacau.
Durante sua passagem pelo Salão, Rui visitou os estandes dos chocolates da Bahia, Mendoá e Amma, conversou com os produtores e conheceu empresas francesas que usam amêndoas baianas para produção dos chocolates europeus. Rui disse que ficou bastante satisfeito com a grandiosidade do evento. "São muitas pessoas circulando por aqui. Aproveitei a oportunidade e convidei os chocolateiros franceses para visitar Ilhéus e ver de perto a nossa produção".
Rui participou do evento a convite dos expositores brasileiros. Trata-se de uma oportunidade para que a Bahia, principal referência para a produção de cacau do Brasil, possa apresentar todo seu potencial para fabricação de produtos da cadeia do chocolate. Em 2012, Salvador sediou uma edição do evento que é promovido em diferentes países e continentes.
O produtor de cacau brasileiro, Marco Lessa, que também acompanhou a agenda do governador em Paris, destacou a importância desse trabalho na Europa. "Essa missão foi estratégica e fundamental. Demonstra o interesse do governo em reposicionar a Bahia no segmento do cacau. São 250 anos produzindo cacau na Bahia, passamos por uma crise e é necessária a retomada desse crescimento, a partir da verticalização da produção".
Atração de turistas
As ações de divulgação da Bahia foram feitas no Salão pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa. "Pudemos perceber o quanto a Bahia é forte na produção de amêndoas. Esse evento ajuda a facilitar a venda do destino turístico. É uma oportunidade de mostrar para os turistas a nossa praia, nossa gastronomia e cultura. Ano que vem devemos ampliar ainda mais a nossa presença aqui para fazermos ainda mais negócios", explicou o secretário estadual de Turismo, José Alves, que integra a comitiva do Governo da Bahia em Paris.
Além dos pontos turísticos, os produtos da agricultura familiar da Bahia também foram divulgados no Salão do Chocolate, com uma ação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). "Essa é uma grande oportunidade para a Bahia referendar os avanços que ocorreram na região nos últimos anos. O estado é um exemplo para o mundo no segmento do cacau. Com a autorização do governador de colocarmos R$ 10 milhões na cultura do cacau, vamos avançar no processo de pós colheita e melhoramento da renda", contou o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro.
A visita ao Salão nesta sexta-feira (28) foi o último compromisso do governador Rui Costa em Paris. A agenda começou na quarta-feira (26), quando Rui almoçou com empresários da cadeia do cacau e discutiu ações relacionadas ao setor. No mesmo dia, o governador participou de um encontro com representantes dos trades turísticos baiano e francês. Na quinta-feira (27), Rui se reuniu com empresários franceses e anunciou a captação de 470 mil euros que serão aplicados em estudos para instalação de teleféricos ligando bairros de Salvador às estações de metrô. Integraram a comitiva do Governo da Bahia em Paris o secretário estadual de Turismo, José Alves, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, e o diretor de Promoção Nacional e Internacional da Bahiatursa, Celso Cotrim.
Secom
1 comentário
30 de Oct / 2016 às 23h07
Lembro quando trabalhava em sala de aula, e contava como os comunistas do PT acabaram com o cacau do sul da Bahia, infestando as plantações com vassoura de bruxa. Isso está documentado, inclusive com depoimentos. Agora esse fantoche vermelho quer dar uma de bonzinho.