Os profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF), no Núcleo de Assistência à Saúde da família (NASF) e da rede de saúde mental de Juazeiro participaram de um curso para aperfeiçoar os métodos de trabalho com pessoas usuárias de drogas na manhã desta sexta-feira (21). Realizada no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), a ação é uma parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro, UFBA e Secretaria de Saúde do Estado.
A Assistente Social, Rozineia Rodrigues trabalha no NAPSI (Núcleo de Atendimento Psicológico) da Secretaria Municipal de Educação participou do curso e destacou a importância do encontro. "Foi uma troca de experiência e conhecimento muito proveitoso para nós profissionais. A rede de saúde, educação e social de Juazeiro precisa estar sempre atualizada e pronta para atender esses usuários", disse.
Durante o curso, os profissionais participaram de aulas expositivas, estudos de casos, histórias de vida, discussão de filmes, observação e análise prática. A capacitação foi ministrada por profissionais do CAPS de Gregório de Matos, em Salvador, que é um serviço de extensão da UFBA, voltado para atenção ao uso de drogas e redução de danos.
Um dos palestrantes do curso, Dorosmar Filho, do CAPS AD Gregório de Matos em Salvador, avaliou o encontro de forma positiva para toda rede de saúde mental do estado. "Pudemos discutir hoje assuntos extremamente relevantes para nós profissionais em maneiras de ajudar e fortalecer a nossa rede. Foi gratificante vir a Juazeiro para poder debater com os profissionais daqui e melhorar nosso acolhimento aos usuários e a família de todo estado da Bahia", enfatizou Dorosmar.
Rede CAPS em Juazeiro
Juazeiro possui uma Rede de Saúde Mental formada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e o Centro de Apoio Psicossocial Infantil- CAPS i, que prestam assistência, respectivamente, aos usuários portadores de transtornos psíquicos graves e aos pacientes com problemas com o uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas.
Os Caps são formados por uma equipe multiprofissional composta por psicólogas, terapeuta ocupacional, enfermeira, artesã, técnica de enfermagem, nutricionista, Agente de serviços gerais, recepcionista, agente de portaria e cozinheira.
Ascom/Juazeiro
2 comentários
22 de Oct / 2016 às 08h04
ENQUANTO ISSO VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DO SETOR DE EDEMIAS QUE E BOM NADA E TEMOS O QUE MERECEMOS ESSA E A NOSSA JUAZEIRO!!!!!!!!!
22 de Oct / 2016 às 08h08
E IMAGINE OS SENHORES E SENHORAS PAGAR UMA SIMPLES PREMIAÇÃO QUE E O NOSSO DIREITO EM FIM SI O NIVEL DE DENGUE NO MUNICIPIO ESTA BAIXO INFELIZMENTE E POR FALTA DE CHUVAS E TAMBEM POR PARCELAS IMPORTANTE DO NOSSO TRABALHO MAS NÃO SOMOS VALORIZADOS NEM A PAU E ASSIM QUE SI LEVA A VIDA............